Passeios acontecem aos finais de semana e ingressos podem ser obtidos gratuitamente on-line

Porto Velho, RO - Com direito a muitas fotos e vídeos, as visitas externas a hidrelétrica Santo Antônio, abertas ao público, começaram no último sábado (20). Com isso, moradores e visitantes de Porto Velho tem a oportunidade de conhecer de perto parte da estrutura de uma das maiores hidrelétricas do país por meio do "Circuito Energia".

O passeio, que inclui a passagem por mirantes, reservatório, comportas, turbinas, entre outras estruturas, se tornou um dos atrativos turísticos da cidade através de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e a Santo Antônio Energia.

Os passeios são realizadas gratuitamente aos finais de semana, com saídas às 8h, 10h, 14h e 16h, para grupos de até 40 pessoas por vez com duração média de duas horas. O percurso conta com monitores de turismo especializados que acompanham todo o trajeto, explicando as características da usina e sua importância para a geração sustentável de energia elétrica no país. Além disso, são fornecidos equipamentos de proteção individual para segurança dos visitantes.

Os ingressos são emitidos através da página da Santo Antônio Energia.



Percurso conta com monitores de turismo especializados que acompanham todo o trajeto“As pessoas vão conhecer um complexo de alta tecnologia destinada à produção de energia limpa para o Estado, para o país. E vão ver a grandiosidade e a beleza desse projeto de engenharia.

Como a gente convive adequadamente, respeitando o meio ambiente e a Amazônia onde eles estão inseridos. Para nós é uma chance e uma oportunidade de mostrar o empreendimento, mas principalmente de agregar aos diversos atrativos que a gente vê aqui em Porto Velho e em Rondônia.

A gente acha que a grandiosidade e a beleza do nosso empreendimento merece estar integrado com todas as outras belezas que a gente tem aqui em Porto Velho”, disse o diretor-presidente da Santo Antônio Energia (SAE), Daniel Faria Costa.

Através do ordenamento turístico ‘O Melhor de PVH’, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) já desenvolveu 14 circuitos e rotas como forma de organizar e apresentar aos turistas as diferentes opções históricas, culturais e gastronômicas.



Autoridades e imprensa acompanharam o primeiro passeio“O Circuito Energia é o nosso 14º circuito, e hoje finalmente realizamos o passeio inaugural e todos os finais de semana os visitantes vão ter acesso de forma gratuita, claro, fazendo a sua inscrição no site antes, para vir passear aqui na Santo Antônio, além de conhecer a grandiosidade dessa usina, a quarta maior do país.

Fomentar o nosso turismo na nossa campanha “O melhor de PVH, terra de bravos pioneiros” e nós precisamos mostrar todo o potencial turístico que Porto Velho tem. Há muito tempo as pessoas falavam que não tinha nada pra fazer em Porto Velho e hoje a gente consegue materializar e entregar que sim, nós temos turismo em Porto Velho, temos um turismo receptivo”, detalhou a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, enquanto prestigiava o passeio.

O primeiro passeio reuniu ainda jornalistas da imprensa local, o deputado federal Maurício Carvalho, o diretor de operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, entre outros convidados.

Construída no rio Madeira, a hidrelétrica Santo Antônio é a maior geradora hídrica individual de energia para Rondônia e Acre e a quarta maior do país, um projeto de R$ 20 bilhões, com 50 máquinas sobre o rio Madeira, produzindo energia para 45 milhões de pessoas.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)