Assinatura do termo de cooperação permitirá ações conjuntas para o melhoramento genético do rebanho rondoniense

Porto Velho, RO - Esta semana, no bojo das atividades e decisões tomadas durante a 10ª edição da Rondônia Rural Show, o governador Marcos Rocha, acompanhado do secretario de Estado da Agricultura – Seagri, dos presidentes da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia e da Agência de vigilância agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, assinou contrato de renovação do acordo celebrado entre o Estado e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, para a capacitação de técnicos e produtores na seleção de reprodutores para melhoria genética do rebanho bovino.

O rebanho bovino rondoniense supera em mais de dez vezes o número de habitantes do Estado, e é composto, principalmente, por animais das raças Nelore e Girolando, ambas consideradas raças zebuínas, pela ABCZ.

O objetivo do acordo renovado, é estimular o desenvolvimento genético através da seleção de reprodutores dentro do próprio rebanho na propriedade ou da aquisição de touros em fazendas especializadas no melhoramento genético das raças.


Autoridades de Rondônia e ABCZ assinam acordo de cooperação para melhoramento genético do Rebanho bovino

A ABCZ oferece aos produtores e técnicos rondonienses, entre outras coisas, treinamentos para uma escolha assertiva de reprodutores, através do método Epmuras, que consiste em um conjunto de técnicas para a seleção de animais capazes de reproduzir as características desejadas pelo criador, para a melhoria genética do rebanho.

O governador Marcos Rocha considerou que, “tudo que vem para beneficiar especialmente o pequeno produtor, o Estado está à disposição para cooperar com os parceiros. É com esse propósito que estamos aqui, assinando esse Termo de Cooperação”, enfatizou.

Uma das principais atividades previstas no acordo, é a realização das Feiras Pró-Genética, que têm a Emater/RO como elemento fundamental na sua organização, com foco no pequeno produtor. “É a democratização do melhoramento genético do rebanho”, salientou Luciano Brandão, presidente da Emater/RO.

As autoridades rondonienses assinaram o documento de cooperação juntamente ao diretor da ABCZ, Alexandre Martendal, ratificando o interesse do Governo em facilitar o desenvolvimento da pecuária de Rondônia.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia