Governador Marcos Rocha, argumentou que o Estado deu um salto com o certificado da zona livre de aftosa

Porto Velho, RO - “O passaporte para valorizar e alavancar a exportação da carne bovina de Rondônia”. A frase foi destacada na realização do 5º Fórum Rondoniense sobre a Manutenção de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, que aconteceu na manhã da quarta-feira (24), durante a programação da 10ª Rondônia Rural Show Internacional.

A proposta do evento é reforçar as orientações às cadeias produtivas do setor agropecuário, para que sejam cumpridas as determinações do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa.

O Fórum teve início com a palestra do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, Otamir Cesar, que fez uma linha do tempo de seu Estado, relatando os desafios até se chegar ao certificado de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Durante a palestra, foram pontuados os pilares desenvolvidos pelo Paraná, sendo observado o bom serviço veterinário; fundo de indenização; parceria público-privada; e produtores rurais. Trazendo para a realidade de Rondônia, o diretor-presidente da Adapar deixou claro que, o Governo de Rondônia vem fazendo um trabalho importante, permitindo com que o Estado tenha tranquilidade quanto à questão sanitária.

“Observamos que o Governo de Rondônia tem atuado com muita seriedade, a questão de manter o rebanho bovino saudável. Hoje, Rondônia tem condições de chegar a qualquer lugar do mundo e dizer que possui garantia sanitária, que é o passaporte para exportar a carne bovina para qualquer país”, disse.


Reconhecimento pela OMSA, tem alavancado o aumento de exportações de carnes

Ao participar do Fórum, o governador Marcos Rocha argumentou que, o Estado deu um salto com a conquista do certificado que garante zona livre de aftosa sem vacinação. “Essa conquista abre portas para o mercado internacional. Passo a passo Rondônia está avançando e todos têm papel importante para se manter o status sanitário da Organização Mundial de Saúde Animal”, ressaltou.

O governador lembrou, também que, Rondônia tornou-se o maior rebanho bovino do Brasil livre de febre aftosa sem vacinação, com mais de 17 milhões de cabeças de gado. O Estado está em 1º lugar na região Norte, como maior exportador de carne bovina, sendo o 6º maior exportador do Brasil, ficando atrás apenas dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

PAPEL FUNDAMENTAL

O presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, Julio Cesar Rocha Peres enfatizou a importância do Fórum para reforçar as atenções que precisam ser mantidas para manter o rigor nos cuidados sanitários, deixando claro que, o produtor rural tem papel ainda mais fundamental, visando garantir a manutenção desse status sanitário.

“Chegamos ao nível elevado e temos que fazer a manutenção. Por isso, anualmente realizamos esse Fórum para que possa ser reafirmado o compromisso de todos na continuidade da manutenção da área de livre de aftosa sem vacinação”, evidenciou.

O reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA, tem alavancado o aumento de exportações de carnes que avança no mercado mundial.

O Governo de Rondônia tem massificado as ações que refletem cada vez mais no crescimento da pecuária, assim como em todos os setores econômicos, com investimentos direcionados e políticas públicas assertivas, aumentando assim, a produção; e ao mesmo tempo, diminuindo o desmatamento, feito que só foi possível, com o empenho de todos os atores envolvidos no processo de otimização do sistema produtivo.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia