Após a reforma, o centro presta atendimento 24 horas, com assistência integral do pré-parto até o puerpério

Porto Velho, RO - Visando a utilização da mão de obra carcerária em benefício do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, em parceria com a prefeitura de Vilhena, realizou a entrega do Centro de Parto Normal para gestantes – CPN, no município de Vilhena. A entrega aconteceu no início de maio, e as gestantes da região já contam com atendimento 24 horas.

O prédio foi reinaugurado após passar por reforma completa que incluiu pintura, parte elétrica, troca do piso, tubulações de água e esgoto, reparos no telhado, forro e troca de portas e janelas. Os trabalhos foram realizados em 20 dias, por 15 reeducandos do Centro de Ressocialização Cone Sul, que fazem parte do projeto Semear e Ressocializar.

O local havia sido inaugurado em 2018, com recursos do Ministério da Saúde – MS, no valor de R$ 540 mil, mas inicialmente foi utilizado para outros fins como Central de Atendimento à covid-19, e base para o Postinho Cristo Rei. Agora, após a reforma, está sendo utilizado para finalidade inicial, que é aprimorar o atendimento às gestantes, ofertando assistência integral desde o pré-parto até o puerpério.

O governador do Estado, Marcos Rocha destacou a importância do uso da mão de obra carcerária em prol da sociedade. “O trabalho realizado pela mão de obra reeducanda, tem beneficiado diretamente a nossa população. São reformas de prédios públicos, limpeza nas ruas, construção de parque infantil, bloqueteamento, entre outros; e é claro, temos o processo de ressocialização, que é essencial para a diminuição da reincidência criminal”, concluiu.

PROJETO SEMEAR E RESSOCIALIZAR

Com um trabalho voltado à ressocialização e bem-estar da população, o projeto Semear e Ressocializar é realizado pelos reeducandos do Centro de Ressocialização Cone Sul, e consiste na utilização da mão de obra reeducanda em variadas frentes de trabalho, que iniciam nas unidades prisionais se estendendo às ruas de todo o município.

O projeto iniciou há cerca de quatro anos e possui convênio firmado com a prefeitura, celebrado há 10 meses. No total, ficam à disposição da Prefeitura de Vilhena, 80 reeducandos que realizam construções, limpeza, revitalização de órgãos públicos, pintura, jardinagem, entre outros.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia