Espaço vai receber a sessão itinerante do dia 25 e durante toda a semana terá cursos e palestras para a população

Porto Velho, RO - O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Marcelo Cruz (Patriota) comandou na tarde desta segunda-feira,22, solenidade de inauguração do estande do legislativo estadual no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, que sedia a 10ª Rondônia Rural Show.

A sede da Assembleia Legislativa foi transferida para o município de Ji-Paraná por projeto de Resolução aprovado em plenário no dia 04 de abril, transformando a capital da região central do estado, no centro do poder legislativo por sete dias.

A solenidade de inauguração do estande da Assembleia Legislativa contou com a presença do governador Marcos Rocha (União Brasil), do Senador Jaime Bagattoli (PL), os deputados federais Maurício Carvalho (União Brasil), Sílvia Cristina (PL), presidente eleito da Associação dos Municípios de Rondônia (Arom) e prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (União Brasil), deputados estaduais, secretários de estado, representantes de associações de produtores, expositores, servidores públicos e população em geral.

O espaço montado pela Assembleia Legislativa vai receber nos seis dias da Rondônia Rural Show, além da sessão plenária da quinta-feira, 25, cursos e palestras abertos à população em geral. Também passarão pelo estande da Assembleia, alunos das escolas públicas de Ji-Paraná que receberão informações sobre o funcionamento do legislativo estadual, o papel dos deputados estaduais.

Ao fazer o pronunciamento de abertura, o presidente agradeceu o esforço de todos os servidores da Assembleia legislativa “que não mediram esforços para tornar o evento possível, trabalhando incansavelmente para que o espaço da assembleia pudesse oferecer a estrutura necessária para o atendimento que a população merece”.

Marcelo aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação do governador Marcos Rocha na defesa dos interesses do estado no Brasil e no exterior, e pelo sucesso da Rondônia Rural Show que registra crescimento considerável a cada ano. “Vamos aproveitar essa semana toda em Ji-Paraná para oferecer à população cursos e palestras durante todos os dias.

Um calendário extenso, com oportunidades para estudantes, empreendedores, homens e mulheres do campo, mostrando que a Assembleia vai muito além de legislar e fiscalizar as ações do executivo. A Assembleia é a verdadeira representante do povo e essas sessões itinerantes vão acontecer em diversas cidades do estado, usando essa estrutura, aproximando a população do legislativo estadual e oportunizando que os pleitos regionais sejam a discutidos junto com a população”, disse.

Marcelo Cruz também pediu ao governador atenção especial para que o governo do estado encaminhe o Plano Cargos, Carreira e Salário (PCCS) dos servidores da segurança pública, valorizando os servidores, assim como já foi feito com diversas outras categorias do serviço público estadual. Marcelo também pediu atenção do governo do estado para as exposições agropecuárias em todo estado, especialmente em Porto Velho onde “o povo sente falta da Expovel”, disse.

Na sequência, o governador Marcos Rocha utilizou a tribuna de honra onde agradeceu a presença de todos na Rondônia Rural Show, a oportunidade de estar presente e à Assembleia Legislativa de Rondônia que tem aprovado projeto em curtíssimo tempo, pois são de interesse da comunidade e os deputados estão atentos a esses detalhes que impactam na vida da população.

“Temos uma grande parceria com a Assembleia Legislativa, tanto na aprovação dos projetos que enviamos à apreciação dos deputados quanto na execução dos projetos e dos pedidos que chegam à Assembleia, promovendo celeridade necessária, pois a população tem pressa, o desenvolvimento do estado tem pressa e juntos conseguiremos promover os avanços necessários para fazer de Rondônia um estado cada vez melhor”.

O governador continuou o discurso destacando que a harmonia dos poderes anunciando a presença da marca Rondônia Rural Show na Exposição de Porto Velho (Expovel) e o seu compromisso com todos os servidores públicos do estado.

“Tenho trabalhado essa ideia de trabalhar o agronegócio em todo o estado e a participação do governo estará junto com o os produtores rurais também nesse desafio. Todos nós queremos ser felizes, todos devemos nos respeitar e é com respeito que vamos trabalhar por um estado cada vez melhor, mais digno para a população.

Devemos honrar e respeitar a todos e é respeitando a todos que estamos conseguindo fazer de Rondônia um dos estados que mais se desenvolve no país, o estado da geração de emprego e renda, um lugar bom para se viver ”, pontuou.

O líder do governo, Deputado Laerte Gomes destacou que todo o esforço para fazer a sessão itinerante tem dado certo e que a parceria com o governo do estado promove o desenvolvimento de toda a população.

Quero parabenizar o nosso presidente Marcelo Cruz por estar trazendo a Assembleia Legislativa aqui para a Rondônia Rural Show. A sua sugestão para o governador é interessante para estender um braço da feira para todo o estado. A estrutura esse ano está diferenciada e inclusive as empresas melhoraram seu estandes, a energia e a própria internet. E o deputado Marcelo está dando um show com a estrutura da Alero com toda uma programação diferenciada para a nossa população", disse Laerte.

O Senador Jaime Bagattoli destacou que Ji-Paraná está de parabéns por receber um evento tão grande como a Rondônia Rural, que engrandece o agronegócio. Destacou a necessidade de uma ação mais pacífica. É necessário a união de forças de todos os poderes e como senador está à disposição para colaborar. Bagattoli falou da preocupação dos embargos à mais de 40 mil propriedades rurais de Rondônia.

“A situação é muito mais grave do que nós possamos imaginar. Era para ter os três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, mas infelizmente hoje só temos o judiciário, que está nos atropelando, porque os outros poderes. “Ou nós nos unimos para mudar essa realidade onde o judiciário está comandando tudo, ou o povo vai pagar caro por essa ingerência”, disse.

O líder da bancada federal deputado Maurício Carvalho parabenizou a todos pela Rondônia Rural Show, cumprimentou o presidente Marcelo Cruz pelo que classificou como belíssimo estande da Assembleia e falou de união em busca resultados para o estado.

“"Parabenizar a Assembleia Legislativa junto com o Governo do Estado pois isso demonstra a responsabilidade de levar a Alero para próximo da população em Ji-Paraná. Essa feira demonstra a importância que nós temos para poder desenvolver o agronegócio e nossa agricultura para que possamos cuidar também da nossa regularização fundiária”, disse.

A deputada federal Sílvia Cristina destacou que entende a questão ambiental, da necessidade de se preservar, mas que o produtor rural precisa ser respeitado, que não se pode desrespeitar o produtor, as famílias dos produtores rurais, que vivem da sua atividade e precisam receber pela por esse serviço.

“São mais de 40 mil produtores que estão pedindo socorro e nós vamos nos unir para resolver esse problema. Cuidar de gente, cuidar de saúde, cuidar do produtor rural, das nossas famílias, são os maiores objetivos do nosso mandato”, disse a deputada.

Após as falas dos parlamentares e convidados foi feita uma apresentação sobre a história dos 40 anos do estado de Rondônia, mostrando a história de um dos melhores estados do Brasil para se morar e se investir. Neste apanhado histórico, a atuação da Assembleia Legislativa tem destaque especial, pois ajudou na elaboração da Constituição do Estado, na aprovação de leis, discussões de investimentos, formação das cidades, num esforço coletivo capaz de transformar vidas e mudar a história do povo rondoniense.

A decisão para realização da Sessão Itinerante Extraordinária da Alero foi confirmada no dia 4 de abril, por meio do Projeto de Resolução 535/2023, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 10ª edição do Rondônia Rural Show Internacional. A ação tem o objetivo de ampliar os debates e as discussões com o intuito de firmar um espaço direto da comunidade com o Parlamento.

Texto: Jocenir Sérgio Santanna e Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO