Ação foi realizada em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor

Porto Velho, RO - Eliminar, reduzir ou prevenir os riscos à saúde é o principal papel da Divisão de Vigilância Sanitária (DVISA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Para isso, o órgão desenvolve diariamente ações rotineiras para supervisionar estabelecimentos comerciais em toda a extensão de Porto Velho.

Na última semana, em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (DECCON), a Vigilância participou da ‘Operação Pente Fino’, e realizou fiscalizações em mais de 20 estabelecimentos, entre açougues, supermercados e drogarias, nos distritos de União Bandeirantes, Jaci-Paraná e Nova Mutum. Durante a ação foram feitas 20 apreensões e 13 notificações, em irregularidades como produtos sem procedência, fora da data de validade e medicamentos não autorizados para a comercialização.

Ailton Furtado, gerente da DVISA, explica que o papel da vigilância sanitária é atuar em todos os estabelecimentos de interesse à saúde em Porto Velho, desde alimentos até atividades de maior complexidade, como consultórios odontológicos e clínicas médicas.

“É trabalho da Vigilância Sanitária fazer vistorias de estabelecimentos, produtos e serviços em toda a extensão da capital, principalmente em locais de difícil acesso, como os distritos próximos ao estado do Acre e as localidades do baixo Madeira”, explica.

A população também pode contribuir de forma ativa com a DVISA, realizando denúncias pelo telefone (69) 98473-6690. A divisão funciona todos os dias, das 8h às 14h, no prédio da Semusa, na rua Campos Sales, 2283, bairro Areal.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)