Empresário é alvo de ao menos cinco mandados de prisão no Brasil por estupro, sequestro e agressão, e deve ser extraditado dos Emirados Árabes nos próximos dias

Alvo de ao menos cinco mandados de prisão no Brasil por crimes como estupro, sequestro e agressão, Thiago Brennand já tem uma primeira audiência agendada no Brasil por crime sexual. O empresário foi preso na segunda-feira nos Emirados Árabes e deve ser extraditado nos próximos dias.

Brennand tem uma audiência marcada para o dia 30 de maio em Porto Feliz, no interior de São Paulo. O empresário é acusado de uma série de crimes contra uma mulher da cidade, entre eles estupro, cárcere privado, tortura, lesão corporal de natureza gravíssima, registro não autorizado da intimidade sexual e divulgação de cena de estupro ou sexo.

— As audiências têm ocorrido de forma híbrida. O réu pode comparecer presencialmente ou de maneira virtual. Nos casos em que o réu está preso, normalmente o presídio tem estrutura, e o preso entra de lá — explica o promotor Josmar Tassignon Júnior, de Porto Feliz. — No caso do Brennand, com ele no Brasil, será preciso ver de que forma o juiz vai deliberar. Se vai determinar que a escolta o traga ou se ele fará de forma virtual, do presídio. Mas a audiência está marcada.

Agentes da Polícia Federal viajam nesta terça-feira para os Emirados Árabes. No retorno ao Brasil, com Brennand, o empresário deve ser levado para um Centro de Detenção Provisória em São Paulo. É provável que a defesa tente um habeas corpus. Mas, por enquanto, a audiência em Porto Feliz segue agendada. Na cidade, diz o promotor, há três processos com prisão decretada do empresário.

— Caso se confirme a extradição, ele será citado em todos os processos e terá prazo de 10 dias para apresentar resposta à acusação. Na sequência, o juiz decide se mantém o recebimento da denúncia e, em caso positivo, se designam audiência de instrução, debates e julgamento. Em regra, a sentença é prolatada na audiência — explica o promotor Josmar Tassignon Júnior.

Histórico do caso

Brennand deixou o Brasil em 4 de setembro do ano passado com destino a Dubai. No mesmo dia, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia à Justiça contra ele por ter agredido a atriz e empresária Helena Gomes em uma academia que funciona dentro de um shopping de luxo na capital paulista.

Segundo a denúncia, ele agrediu a atriz depois que ela recusou convite para sair com ele. Na academia, além de empurrá-la, ele chegou a arrancar um tufo de cabelos e a cuspir na jovem.

Depois da divulgação deste caso, pelo menos 15 mulheres procuraram o MP paulista para denunciar abusos, estupro e ameaças feitas pelo empresário.

Brennand chegou a ser preso antes em um hotel de luxo dos Emirados Árabes, em 14 de outubro, mas foi liberado logo em seguida após pagar fiança para responder ao processo de extradição em liberdade.


Fonte: O GLOBO