Os emblemas usados por alguns pilotos são uma mensagem de desafio a Xi Jinping, que é retratado por seus críticos como o personagem infantil

Os distintivos patrióticos que mostram um urso negro dando um soco no personagem do Ursinho Pooh, que representa o presidente chinês Xi Jinping, provocaram um grande furor em Taiwan.

Os emblemas são usados por alguns pilotos da Força Aérea taiwanesa e são uma mensagem de desafio a Xi, que é retratado por seus críticos em alguns momentos como o personagem infantil.

"É incrível. É a coisa mais feliz dos últimos dias", escreveu Mark Sasha Liang no Facebook.

A China, que considera Taiwan parte de seu território, encerrou nesta segunda-feira três dias de manobras militares nas quais simulou ataques contra a ilha, que tem um governo democrático.

A demonstração de força de Pequim foi uma resposta à reunião da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, com o presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, na última semana.

Durante as simulações, o ministério da Defesa de Taiwan divulgou imagens e vídeos para mostrar sua preparação militar.

Em uma das fotos era possível observar na manga da jaqueta de um piloto um patch com um urso negro de Formosa com uma bandeira e dando um soco no Ursinho Pooh, uma imagem que viralizou.

Os emblemas são vendidos agora por 200 dólares taiwaneses (US$ 6,50) e já esgotaram em várias lojas.


Fonte: O GLOBO