O documento tem gerado uma série de dúvidas aos docentes e não corresponde com as tratativas feitas em reunião com o setor pedagógico realizada no dia 29 de março

Porto Velho, RO - O Sintero foi convocado nesta sexta-feira (14/04) pela Comissão de Gestão do Plano de Carreiras da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e, na oportunidade, discutiu com outros setores da Secretaria sobre demandas dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

A partir da discussão na Comissão de Gestão do Plano de Carreiras, o Sintero reivindicou o retorno das reuniões da Comissão para que haja resolução dos processos que necessitam de conclusão. Diante disso, foi agendada uma reunião para o dia 25 de abril.

A presidenta do Sintero em conjunto com os membros do Sintero que fazem parte da Comissão de Gestão do Plano de Carreira aproveitaram a ocasião para questionar ao setor competente a respeito do Memorando encaminhado às Coordenadorias Regionais com orientações da carga horária dos professores e professoras lotados nas escolas de tempo integral.

O documento tem gerado uma série de dúvidas aos docentes e não corresponde com as tratativas feitas em reunião com o setor pedagógico realizada no dia 29 de março. Em resposta, o setor responsável comprometeu-se ao sindicato de que irá rever o texto.

Na ocasião, o Sintero também esteve em diálogo com o setor de Recursos Humanos para questionar a respeito das horas extras dos professores/as e técnicos/as educacionais. De acordo com informações, no caso dos técnicos educacionais a Seduc solicitou uma consulta à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que os efeitos do Decreto nº 27.021, de 04 de abril de 2022 sejam revistos.

O Sintero argumentou que irá elaborar um Parecer com o posicionamento da entidade apontando as especificidades da Educação que justificam a categoria ser exceção diante dos efeitos do Decreto. No caso dos professores, a Seduc ficou de analisar a situação.

“Queremos ressaltar que foi muito pertinente à vinda do Sintero à Seduc, visto que foi oportunizado a discussão com outros setores sobre outros assuntos de interesse da categoria. Pautas essas que foram bastantes recorrentes nas assembleias realizadas pelo sindicato neste mês de abril”, disse Lionilda Simão, presidenta do Sintero.

Fonte: Assessoria