Carlos Fávaro iria participar da abertura do Agrishow, mas afirmou ter tido o convite retirado após confirmação da ida do ex-presidente; organização da feira nega

Após o ministro da Agricultura Carlos Fávaro ter afirmado que foi "desconvidado" da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, o Agrishow, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) planejam uma motociata para receber o ex-presidente na cidade do evento — Ribeirão Preto (SP). O antigo chefe do Executivo participa da abertura da maior feira agrícola da América Latina, nesta segunda-feira.

A recepção organizada por apoiadores deve ocorrer no domingo, data em que o ex-presidente chegará na cidade e um dia antes da abertura oficial. O planejamento é que a primeira motociata após o período eleitoral tenha como ponto inicial a saída do aeroporto de Ribeirão Preto, no início da tarde. Há ainda a possibilidade de ser uma carreata.

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) tem convocado apoiadores em um vídeo que circula em grupos de WhatsApp bolsonaristas:

— Ele (Bolsonaro) merece todo nosso apoio, credor de toda nossa confiança. E nós vamos lá, no agro do interior paulista, todos conservadores, homens e mulheres de bem, vamos lá prestigiar — diz o ex-ministro do Meio Ambiente.

Nesta quarta-feira, em entrevista à CNN, o ministro do governo Lula (PT) relatou um desconforto que teria ocorrido após a confirmação da presença do ex-presidente na abertura do evento, que teria sido convidado pelo presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Paulo Junqueira.

Carlos Fávaro afirma ter sido informado da participação de Bolsonaro, o que poderia causar tumulto ou constrangimento. Diante do impasse, o ministro diz que a organização da Agrishow teria sugerido que ele comparecesse ao segundo dia, quando a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) se reunirá. Fávaro recusou:

— Sem nenhum rancor, compreendo as entidades. Eu fui desconvidado talvez para evitar algum mal-estar. Foi pedido se não seria melhor eu ir no dia 2. Eu entendi o recado, compreendo. Em outra oportunidade, eu visito o Agrishow com muito carinho. Tudo no seu tempo — afirmou.

Em nota, a direção da Agrishow negou ter desconvidado Fávaro: "Ministro vem realizando um ótimo trabalho com muita competência para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e sua participação na feira é muito importante para todo o setor", diz trecho.

Ao longo do seu governo, Bolsonaro compareceu as edições da feira agropecuária, sempre na abertura. No ano passado, o então chefe do Executivo entrou no local montado em um cavalo. Em 2019, Bolsonaro esteve presente junto com a então ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Na ocasião, ele foi ovacionado ao usar o evento como palanque político e anunciar a suplementação de recursos para o crédito agrícola na safra vigente. Em 2020 e 2021, o evento não ocorreu devido à pandemia da Covid-19.


Fonte: O GLOBO