O balanço foi apresentado pelo Superintendente, da FIERO Gilberto Batista

Porto Velho, RO - O último balanço fechado pela Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), revelam que as exportações de soja, alcançaram U$$ 600 milhões, enquanto a carne estagnou em U$$ 400 milhões, entesourando somente nestes dois produtos um bilhão de dólares.

O Superintendente da FIERO, Gilberto Batista, frisou que produtos com valores agregados como madeira, bruta, beneficiada e estanho, peixe, café, entre outros 41 os produtos rondonienses exportáveis não fazem parte desta lista.

O balanço foi apresentado pelo Superintendente, da FIERO Gilberto Batista, nesta terça-feira (04), durante um café oferecido aos jornalistas, na sede da instituição. Gilberto Batista, aduziu que todos os compromissos firmados com o governo Chinês pelo governo brasileiro estão em pleno exercício nas de áreas de exportações de carne e soja, carreando outros negócios para geração de emprego e renda. Tudo está desembargado.

Lembrou que a próxima etapa para consolidar de fato e de direito o processo de exportações da carne rondoniense, deve ser alcançar o Mercado Comum Europeu pela carne produzida em Rondônia livre de febre aftosa sem vacinação, tendo em vista que várias plantas frigorificas estão aprovadas no estado com o aval do Ministério da Agricultura e da Agência Idaron, faltando somente a inspeção técnica que é uma obrigatoriedade internacional. É verdade, em Rondônia, mais de 17 milhões de cabeças de bovinos, gordos e sadios estão prontos para o abate.

Representando o prefeito Hildon Chaves, no evento o superintendente de Comunicação do município, Alessandro Lubiano acentuou que a economia do município de Porto Velho e Rondônia caminham de maneira integrada.

Fonte: Portal SGC