Chico venceu o Camões em 2019, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro se recusou a entregar o prêmio, que vale 100 mil euros

Depois do segundo dia sem compromissos oficiais na viagem de cinco dias a Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma a agenda nesta segunda-feira com uma maratona de compromissos entre Lisboa, Sintra e Porto. 

Um dos momentos mais esperados é a entrega do prêmio Camões a Chico Buarque. Será uma cerimônia cheia de simbolismos por ser realizada na casa onde nasceu e morreu Dom Pedro I e na véspera da celebração da Revolução dos Cravos, que restaurou a democracia portuguesa em 1974.

Chico venceu o Camões em 2019, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro se recusou a entregar o prêmio, que vale € 100 mil (R$ 554 mil), repartido pelos governos de Portugal e do Brasil. Os presidentes Lula e Marcelo Rebelo de Sousa também dividem a condução da cerimônia desta segunda.

A maior premiação literária da língua portuguesa chegou a ser marcada para 25 de abril de 2020. A data seria um pedido de Chico, autor de “Tanto Mar”, em homenagem à Revolução dos Cravos, mas acabou adiada devido à pandemia de Covid-19. 

Antes disso, Bolsonaro se recusou a assinar o diploma, o que foi considerado por Chico como um “segundo prêmio Camões”.

A cerimônia acontecerá no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, a cerca de 14 quilômetros do hotel Tivoli, onde Lula está hospedado. 

Muito procurado pelos turistas brasileiros, o local ainda conserva a Sala Dom Quixote, local de nascimento e morte de D.Pedro I. A reprodução atual tenta seguir à risca a decoração do quarto, apesar de a cama não ser mais a original.

Manhã de negócios

Para Lula chegar a tempo da cerimônia, nada pode dar errado ou atrasar. É que na parte da manhã o presidente estará em Matosinhos, um município do Porto que fica a 322 quilômetros. Ele voa de manhã cedo para participar do Fórum Empresarial Portugal, com cerca de 150 empresários dos dois países.

O presidente tem ressaltado durante a sua passagem por Portugal que é o momento de empresários de ambos lados do Atlântico serem mais ousados. Ele revelou que Lisboa terá um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para apoiar as empresas no país, considerado uma porta de entrada para negócios na Europa.

A volta de Lula e parte da comitiva a Lisboa será a bordo de um cargueiro KC 390 da Embraer. O presidente ainda irá a Alverca, sede da empresa Ogma, que produzirá em parceria com a Embraer o avião de combate Super Tucano.

Lula ainda participará de recepção oferecida pelo Embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro, e por Maria José Ávila.


Fonte: O GLOBO