Monitoramento da situação vacinal e verificação do perfil nutricional dos alunos foram o foco da ação

Porto Velho, RO - Na manhã desta terça-feira (18), os alunos da Escola Municipal Pequeno Mestre receberam a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, para monitoramento do cartão de vacina e verificação do perfil nutricional.

A ação é mais um avanço do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A atividade foi desenvolvida com mais de 290 crianças, na faixa etária de 3 a 5 anos, e coordenada por uma equipe formada por enfermeiras, vacinadoras e acadêmicos de medicina que cumprem as práticas profissionais nas unidades.

Durante as atividades, as equipes de saúde realizaram a vigilância da situação vacinal e acompanhamento do peso e altura, que permite a comparação de cada criança com o padrão de crescimento ideal, para observar se existem irregularidades na saúde infantil, relacionadas à alimentação ou possíveis deficiências.



As equipes de saúde realizaram a vigilância da situação vacinalRaimunda Lopes, a gerente da USF Renato Medeiros, explica que é importante conscientizar a população sobre o processo de vacinação infantil, principalmente para buscar a cobertura vacinal.

“Tudo começa na infância e por isso a escola tem um papel tão importante na vida das crianças. Nosso foco é a orientação com foco em estimular as crianças e, principalmente, os pais para que protejam seus filhos. Sabemos que a vacina é o meio mais eficaz de prevenção”, relata a gerente.

A diretora da Escola, Geane Wagner, orienta que essa parceria entre saúde e educação é um processo fundamental, tanto para os alunos quanto para as famílias.

“Temos uma parceria muito bacana onde ambas as partes estão comprometidas e trabalhando juntas. Conseguimos contribuir relativamente na vida das nossas crianças. Por vezes, os pais não têm tempo de dar essa assistência e as vacinas ficam atrasadas e aí é que a gente entra. Por isso, é possível afirmar que a educação não caminha sem a saúde, e a saúde não caminha sem a educação”, diz a diretora.



Ações são planejadas, discutidas e realizadas entre as equipes de saúde e profissionais da educaçãoSegundo a enfermeira e coordenadora do Programa Saúde na Escola da Semusa, Maria de Lourdes, as atividades do programa são executadas em conjunto com a coordenação da Semusa e os gerentes das unidades de saúde com o objetivo de atender as demandas específicas de cada escola.

“Buscamos sempre realizar as ações de forma estratégicas, a fim de analisar as necessidades de cada instituição de ensino e desenvolver um bom trabalho. Visando atingir a maior quantidade de resultados positivos”, afirma a coordenadora.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O PSE desenvolve atividades que integram saúde e educação das escolas da rede pública municipal e estadual. Com o objetivo de promover o bem-estar dos estudantes. As ações são planejadas, discutidas e realizadas entre as equipes de saúde e profissionais da educação. Cerca de 60 mil alunos serão beneficiados nos anos de 2023 e 2024, sendo desse total em 89 escolas municipais e 35 estaduais.

Em Porto Velho, os profissionais de saúde da Semusa realizam ações dentro das escolas municipais, sejam elas da zona urbana ou rural, além dos distritos. Entre as 13 atividades estão, a atualização vacinal, orientação sobre forma correta da escovação dos dentes, palestras educativas sobre autocuidado com a saúde física e bucal e acompanhamento nutricional.

ABERTURA

De 24 a 28 de abril acontece a Semana Nacional da Saúde na Escola, com atividades desenvolvidas em parceria com as unidades de saúde. A abertura acontece na Escola Ronilza Cordeiro, zona Sul, com ações coordenadas pela equipe de saúde da USF Nova Floresta com o tema indicado pelo Ministério da Saúde: atualização da situação vacinal.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)