Instalação de novas luminárias no canteiro central está em fase de finalização

Porto Velho, RO - Com execução da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), em parceria com o Governo de Rondônia, a Prefeitura de Porto Velho está revitalizando e modernizando toda a iluminação do Espaço Alternativo, zona Norte da capital.

As luminárias de LED, além de econômicas, possuem tecnologia que garante maior luminosidade e aumenta a segurança para os munícipes. “Estamos trabalhando para honrar o compromisso de recuperar a iluminação do Espaço. Com parcerias como a que temos com o Governo do Estado, estamos conseguindo este importante feito.

O trabalho não para e, em breve, todo Espaço Alternativo estará mais iluminado. Cerca de 700 pontos de luz estão sendo substituídos por LED, e com a revitalização a economia gerada será em torno de 60% para os cofres públicos, em relação ao modelo convencional que tínhamos”, ressaltou o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame.

Apesar de ter sofrido um pequeno atraso devido às fortes chuvas típicas desta época do ano, o canteiro central está finalizado. “Aí vamos para última etapa, que é a implantação da obra dos novos pontos de iluminação na calçada onde se localiza a ciclovia”, disse a engenheira eletricista da Emdur Gabriela Castro.

As luminárias de LED são totalmente sustentáveis, pois não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante, tais como as lâmpadas de vapor metálico, que podem conter mercúrio e outros metais pesados. A vida útil das luminárias de LED é de cinco a dez anos, enquanto a de vapor metálico de apenas até dois anos. A Emdur lembra que o prazo de conclusão dos trabalhos depende dos fatores climáticos. A estimativa é concluir a revitalização até a segunda quinzena de abril.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)