Arrecadação de material reciclável vai beneficiar pacientes em tratamento contra o câncer

Porto Velho, RO - Você sabe reconhecer o valor de uma simples tampinha de plástico? Além de conter o material armazenado, as tampinhas estimulam a circulação da economia gerando renda para entidades sociais pela sua reutilização. Ações como essa, que também buscam a diminuição dos impactos do lixo no meio ambiente, estão presentes na rotina dos(as) servidores(as) e magistrados(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia.

A campanha “Tampinhas de Amor", criada em 2019, desperta a consciência social e ambiental, por meio do fomento e incentivo da coleta de tampas e tampinhas plásticas descartáveis. O material arrecadado é destinado para Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC). Os recursos financeiros obtidos a partir dessa doação ajudam a manter as atividades de assistência aos pacientes carentes do Hospital de Amor da Amazônia.

No início do ano de 2023, os(as) servidores(as) do TJRO doaram 210 kg de material reciclável para a campanha. A diretora do Nages, Maiara Ribeiro, lembra que a campanha “Tampinhas de Amor” é permanente, e tem como objetivo incentivar e mobilizar todo o Judiciário de Rondônia, com o despertar da consciência social e ambiental.

A ação incentiva a destinação adequada do lixo, bem como o reúso e a reciclagem, pois, infelizmente, se não revertermos nosso comportamento em relação ao meio ambiente, novas epidemias e pandemias virão. Vamos atuar nas causas, a fim de evitar as consequências”, conclama.

Para participar, basta coletar as tampas plásticas de garrafas pet, potes de maionese, embalagem de materiais de limpeza, xampu, condicionador, creme dental, sucos, tampas de garrafões de água mineral de 20 litros ou quaisquer outras.

Os pontos de coletas da campanha estão distribuídos nas seguintes unidades:

Edifício-sede - Tribunal de Justiça de Rondônia;

Fórum Geral de Porto Velho César Montenegro;

Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron

Anexo Administrativo;

Fórum Cível César Montenegro;

Centro de Apoio Logístico (CAL); e

Fóruns de todas as comarcas do interior.

Fonte: TJ/RO