Tradição de comer peixe no feriado religioso deve manter vendas elevadas

Porto Velho, RO - O consumo de peixe em Porto Velho, especialmente do tambaqui, é elevado ao longo de todo o ano. E na Semana Santa, como é tradição, o peixe é uma iguaria que não pode faltar na mesa das famílias. Para os comerciantes do pescado, essa é uma época de boas vendas e a expectativa é que haja um crescimento em relação ao ano passado.

"Estou confiante de que a venda de peixe nesse ano vai ser melhor do que no ano passado. Temos aqui muito tambaqui para o cliente fazer caldeirada, fazer frito ou assado. Temos banda de tambaqui e sem espinha.

Em Porto Velho se come muito peixe e na Semana Santa é tradição ter peixe em fartura", disse a comerciante Olívia Francisca, de 54 anos, que há dois anos comercializa pescado no Mercado do Peixe, situado na rua Paris, sub-esquina com a avenida Jatuarana, na zona Sul da capital.

Ela informou que o preço do quilo do tambaqui é R$ 16 com espinha e R$ 17 sem espinhas. Além do tambaqui, Olívia também comercializa pimenta, farinha, temperos e verduras, usadas no preparo do peixe. O Mercado do Peixe abre todos os dias, das 7h até as 18h.


Olívia Francisca há dois anos comercializa pescado no Mercado do Peixe

No box ao lado, Ivete Rodrigues também manifestou confiança nas boas vendas do pescado na Semana Santa. "Trabalho com peixe há 24 anos e estou aqui no Mercado do Peixe desde a sua fundação, em 2012. Eu limpo o peixe, tiro as espinhas e preparo do jeito que o cliente gosta. Temos nossa freguesia, vem gente de outros bairros comprar aqui", completou ela.

É o caso de Francisco das Chagas, que mora no bairro Tucumanzal, e uma vez por semana vai ao Mercado do Peixe. "Sempre compro aqui, pois o preço é bom e fazem o peixe como a gente gosta. E a Semana Santa é especial, por isso vamos comprar uma quantidade maior, fazer assado na brasa e uma boa caldeirada".

De acordo com a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), a comercialização de peixe é feita diariamente no Mercado do KM 1, Mercado Central, Mercado do Cai N’ Água e no Mercado do Peixe, na zona Sul. Nas feiras livres, montadas em locais diferentes a cada dia da semana, também é vendido peixe.


Ivete tira as espinhas, limpa e prepara do jeito que os clientes gostam

DIAS DE FEIRA

Confira os dias e locais onde ocorrem as feiras livres de Porto Velho, no horário de 6h às 13h:

Terça-feira - Rua Caetano, entre a av. Jatuarana e rua Algodoeiro, bairro Caladinho, na zona Sul.

Quarta-feira - Rua Ananias F. de Andrade, entre Calama e Eliézer de Carvalho, no bairro 4 de Janeiro.

Quinta-feira - Rua Rafael Vaz e Silva esquina com a rua Senador Álvaro Maia, no bairro Liberdade.

Sexta-feira - Rua Princesa Isabel, entre as ruas Marechal Deodoro e Campo Sales, no bairro Areal Centro.

Sábado - Avenida Nicarágua entre Amazonas e Raimundo Cantuária e na rua Jaci-Paraná entre Buenos Aires e Nicarágua, no bairro Nova Porto Velho.

Domingo - Feira do Cai N'água, realizada agora dentro do antigo terminal de integração, na avenida Rogério Weber.

As feiras livres ocorrem ainda todos os domingos, nos distritos de Jaci-Paraná, Nova Mutum, Vista Alegre e Extrema.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)