As vagas são para os cursos lato sensu no MBA (Master Business Administration) e em Gestão de Instituições Públicas e em Docência na Educação Básica

Porto velho, RO - O Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realiza seleção de candidatos para o ingresso em dois cursos de especialização.

Há vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA (Master Business Administration) em Gestão de Instituições Públicas e o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica. O período de inscrição é de 31 de março a 1º de maio de 2023.

Ambos serão na modalidade EaD (Educação a Distância), com ingresso no 2º semestre de 2023. As ofertas são públicas e gratuitas, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.

No caso do MBA, é ofertado em Rede em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os Polos da UAB com vagas são os localizados nos municípios de Ariquemes (30 vagas), Buritis (30 vagas), Chupinguaia (30 vagas), Ji-Paraná (30 vagas), Nova Mamoré (30 vagas) e Porto Velho (50 vagas). Ao todo são 200 vagas, distribuídas nos 6 polos EaD UAB/IFRO.

E a Pós em Docência na Educação Básica possui 40 vagas com oferta própria do Campus Porto Velho Zona Norte, em que podem concorrer somente pessoas com curso superior na área de licenciatura.

As duas ofertas possuem as seguintes modalidades de vagas: ampla concorrência e as do sistema de Ações Afirmativas, que incluem vagas reservadas para pretos, pardos, indígenas e PcD (Pessoas com Deficiência), mais as de aluno egresso IFRO.

O Processo Seletivo da Pós-Graduação 2023/2 será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nos critérios relacionados à formação acadêmica, experiência profissional, produção científica, eventos científicos e capacitação.

Para realizar a inscrição, é necessário CPF, documento oficial de identificação, diploma de graduação, mais os comprovantes de experiência profissional em atividades relacionadas ao curso, de publicações de artigos científicos completos, capítulos de livros ou livros, de apresentação ou publicações de trabalhos, resumos ou palestras em congressos, seminários e similares, e de curso de capacitação, aperfeiçoamento ou qualificação profissional.

Segundo o cronograma, a convocação em 1ª chamada ocorre dia 20/5/2023, com a matrícula ocorrendo em 4 diferentes etapas: A primeira etapa é o período para envio da documentação pelos candidatos (21 a 27/5/2023); a segunda etapa é de análise dos documentos pelas secretarias (CRAs/IFRO) no período de 23 a 31/5/2023; a terceira etapa serve para possíveis retificações de documentos de matrícula pelos candidatos (23/5 a 1/6/2023); e a quarta etapa é a de confirmação de matrícula (23/5 a 3/6/2023). O candidato deverá acompanhar atentamente o sistema de matrícula durante todo o período de análise de documentos até a finalização da matrícula.

Havendo vagas, as próximas convocações serão divulgadas em 6/6/2023 para matrículas em 2ª chamada. E em 20/6/2023, para a 3ª chamada. Para esclarecer dúvidas, obter informações, explicações e/ou orientações sobre o Processo Seletivo, o contato é o e-mail: selecaopos.pvhzonanorte@ifro.edu.br.

Para ler o Edital 17/2023/PVZN-CGAB/IFRO completo, clique neste link.

Fonte: News Rondônia