A medida, anunciada pelo governo nesta quarta-feira, valerá a partir de 2026 e tem como objetivo combater práticas de violência escolar

O governo sul-coreano anunciou nesta quarta-feira que, a partir de 2016, o histórico de bullying será levado em conta no processo de admissão universitária. Segundo a agência de notícias Yonhap News, a medida visa a combater práticas de violência escolar.

Como parte da ação, os registros disciplinares de casos graves deverão ser guardados pelo dobro do tempo atual, indo para quatro anos. Com isso, o objetivo é deixar os perpetradores em desvantagem também no trabalho.

A mudança no regimento surgiu depois que o gabinete presidencial cancelou, em fevereiro, a nomeação de quem estava cotado a ser chefe de investigação nacional, conforme apareceram acusações de bullying ao filho dele.

No país, o processo regular de admissão universitária considera a pontuação do Teste de Habilidade Escolar para a Faculdade, administrado pelo estado — algo semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado no Brasil.

A partir da medida nova, os registros escolares analisados na admissão das faculdades na Coreia do Sul vão incluir as punições disciplinares relacionadas à violência escolar.


Fonte: O GLOBO