Corrida não acontecia desde 2017 e retorna neste ano com diversas atrações

Porto Velho, RO - Depois de seis anos sem a realização, a Corrida de Jericos Motorizados voltará com a 15ª edição na sexta-feira (21), no município de Alto Paraíso, no Vale do Jamari. A competição, que atrai pessoas de vários municípios de Rondônia e até de outros estados do país, é considerada a “Fórmula 1 da Amazônia” e conta com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur.

O evento, que também terá atrações musicais, será realizado no Complexo Turístico Ecológico do Jericódromo de Alto Paraíso, com início nesta sexta-feira, com o encerramento no domingo (23). A corrida será uma oportunidade para movimentar a economia local, e haverá praça de alimentação e estacionamento, garantindo segurança aos visitantes.

“A corrida é uma festa que é destaque nacional e estamos neste ano, fazendo esta importante parceria, sendo uma forma de aproximação do Governo de Rondônia, com a comunidade em geral. Este e demais eventos são importantes para o fomento do turismo do Estado, sendo mais um atrativo para que a população conheça mais uma parte de Rondônia”, disse o gestor da Setur, Gilvan Pereira Júnior.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os eventos “são uma oportunidade para a população conhecer mais de perto a cultura e fomentar o turismo, que tem sido uma das prioridades desta gestão e assim, dar a importância de que nosso Estado tem potencial turístico”, comentou.

O JERICO

É um tipo de veículo adaptado ao trabalho no campo, montado à base de peças de todos os tipos de carros, caminhões ou caminhonetes, com motores de todos os tipos, quase sempre motores de pequeno porte. Na maioria das vezes, não tem muito mais do que o necessário para o transporte (chassi, motor, rodas e carroceria). Caracterizam-se por não possuírem para-lamas, para-choques, para-brisas, cabine, cinto de segurança e às vezes, nem mesmo assento.

1ª OLIMPÍADAS INDÍGENAS


Abertura, jogos e encerramento das Olimpíadas Indígenas vão acontecer no Cedel do Bairro BNH

O município de Ji-Paraná será sede durante este final de semana, da 1º edição das Olimpíadas Indígenas, que é promovida pela prefeitura local, e também conta com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur.

A abertura dos jogos será nesta quinta-feira (20), no Centro Desportivo e de Lazer Walmar Meira, localizado no 2º Distrito e terá também, entrada da tocha e acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e, fechando o evento, as apresentações das etnias Arara e Gavião, da Terra Indígena Igarapé Lourdes de Ji-Paraná.

PROVAS

As provas vão ocorrer nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, com as finais sendo disputadas no sábado (22). Ainda no sábado, às 20h30, também será realizado o concurso de beleza indígena (feminino e masculino) e logo após, o encerramento.

Serão disputadas as modalidades de futebol (masculino e feminino), arco e flecha, corrida com tronco (sem revezamento), corrida com paneiro (cesta), corrida de 100 metros, arremesso de lança e cabo de guerra (com seis participantes). As provas vão ocorrer nos períodos da manhã e tarde.

Estão confirmadas as participações das etnias Gavião e Arara, de Ji-Paraná; Cinta Larga, de Espigão do Oeste; Tupari, de Alta Floresta do Oeste; Zoró e Suruí, de Mato Grosso. Serão oferecidos troféus e medalhas para os competidores dos jogos.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia