Outros 39% avaliam a gestão do bolsonarista como regular. Aprovação do governador em três meses supera numericamente as de Covas e Serra, mas fica abaixo da de Alckmin

A gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente do estado de São Paulo é avaliada como boa ou ótima por 44% da população. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo, 11% reprovam o governo do ex-ministro da Infraestrutura, e 39% o consideram regular. A pesquisa foi realizada entre 3 e 5 de abril e abrange os três primeiros meses do mandato.

O Datafolha entrevistou presencialmente 1.860 pessoas de 16 anos ou mais, em 65 municípios do estado de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Comparado a outros governadores paulistas que tiveram suas gestões avaliadas em períodos semelhantes no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio fica numericamente atrás apenas de Geraldo Alckmin. Hoje vice-presidente da República e filiado ao PSB, o ex-tucano tinha aprovação de 48% dos paulistas em seus três meses iniciais de gestão em 2011. 

Mário Covas (PSDB) alcançou 31% de bom ou ótimo em março de 1995, enquanto José Serra (PSDB) registrou 39% no mesmo mês de 2007. O Datafolha não realizou pesquisas de opinião pública nos primeiros meses de gestão João Doria (PSDB) em 2019.

A aprovação de Tarcísio é maior no interior paulista, onde chega a 47%. Na região metropolitana da capital, ela é de 41%. A reprovação ao governo é de 12% na cidade de São Paulo e de 11% no restante do estado.

Tarcísio foi eleito ao derrotar o ex-prefeito e atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no segundo turno da eleição de 2022 — encerrando um ciclo de três décadas de governos do PSDB em São Paulo. Mesmo entre os eleitores do petista, o ex-ministro de Bolsonaro tem boa avaliação: 33% dos que declaram ter votado em Haddad afirmam que Tarcísio faz uma gestão boa ou ótima, contra 45% que a veem como regular e 17% que a consideram ruim ou péssima.

No total, 45% dos moradores do estado julgam que o governador fez menos que o esperado para o estado. Para 37%, Tarcísio fez o que se esperava. Já para um grupo menor, de 12%, ele excedeu as expectativas.

Atuação na tragédia de São Sebastião

Como noticiou o GLOBO, às vésperas de completar cem dias no comando do estado mais poderoso do Brasil, agrados a militares, falta de transparência na gestão pública e a relação com o bolsonarismo têm marcado o governo de Tarcísio de Freitas.

A forma com que o governo lidou com o temporal que deixou 65 mortos em fevereiro no litoral Norte de São Paulo rendeu elogios a Tarcísio. Após a Defesa Civil falhar em retirar as pessoas da área de risco, o governador transferiu seu gabinete para São Sebastião, cidade mais atingida pelas chuvas, articulou respostas emergenciais — como a realocação das pessoas afetadas pelos deslizamentos — e instituiu data para o começo do treinamento antidesastre na região.


Fonte: O GLOBO