Lançamento atingiu a região do Mar do Japão e foi confirmado por autoridades sul-coreanas e japonesas

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico não especificado no Mar do Japão nesta quarta-feira (manhã de quinta-feira no fuso local), informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap citando o Exército. O lançamento também foi confirmado pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Autoridades da ilha de Hokkaido, ao norte do país, emitiram um alerta à população para que buscassem abrigo "imediatamente".

"Evacuar imediatamente, evacuar imediatamente", anunciou o alerta emitido pelas autoridades japonesas nesta quarta-feira.

O Exército sul-coreano não forneceu detalhes sobre o lançamento, segundo a agência Yonhap.

Desde o ano passado que a Coreia do Norte deu início a uma onda de testes de armamentos após a Coreia do Sul e os EUA estreitarem suas relações militares. Pyongyang afirma ter testado nesse período dois mísseis balísticos intercontinentais e dois drones submarinos com capacidade nuclear.

Na segunda-feira, o líder norte-coreano Kim Jong Un participou de uma reunião da Comissão Militar Central para discutir formas de "lidar com os movimentos de intensificação dos imperialistas americanos e das marionetes traidoras da Coreia do Sul para lançar uma guerra de agressão", informou a agência de notícias norte-coreana KCNA.

Kim ordenou que as capacidades de defesa do país fossem reforçadas a uma "velocidade mais rápida" e com uma abordagem "mais prática e ofensiva".

Em paralelo com a campanha de testes de armas do país comunista, os EUA e a Coreia do Sul intensificaram os exercícios militares na região, vistos por Pyongyang como um ensaio para uma futura invasão do território.


Fonte: O GLOBO