Categoria destinada a menores de 14 anos causou revolta em centros de proteção animal e foi descartada três dias após o lançamento

Uma competição que desafiaria crianças a caçarem e matarem gatos selvagens foi cancelada após causar revolta na população e em centros de proteção animal da Nova Zelândia. No último sábado, os organizadores da competição anual de caça da região de Canterbury anunciaram que os menores seriam premiados na categoria.

O prêmio máximo para as crianças chegaria a 250 dólares neozelandeses, o equivalente a aproximadamente R$ 770. No anúncio, os jovens participantes eram alertados para não matarem animais de estimação, apenas os selvagens. Com a repercussão, a competição foi descartada em comunicado oficial emitido pela organização nesta terça-feira.

A Sociedade Neozelandesa para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (SPCA) disse que estava “ao mesmo tempo, satisfeita e aliviada pela categoria infantil que envolvia atirar em gatos selvagens ser removida”.

— As crianças, assim como os adultos, não serão capazes de distinguir entre um gato selvagem, vadio ou um gato domesticado assustado — afirmou um porta-voz da SPCA.

Em posicionamento oficial, a organização também disse que os responsáveis pela competição declararam que os gatos seriam escaneados para checar a presença de microchips que o identificam como sendo de estimação ou não. No entanto, isso seria feito com o animal já baleado ou morto.

A SPCA disse que os rifles de ar, geralmente usados ​​em eventos de caça, levam o animal a uma morte prolongada com mais sofrimento.

Segundo os organizadores, “e-mails vis e inapropriados” foram enviados “para a escola e outros envolvidos”. A competição geral segue em frente com outras categorias de caça a javalis e veados, e está sendo realizada para arrecadar fundos pela Rotherham School, na Ilha Sul do país.


Fonte: O GLOBO