Nossa atuação era voltada para a responsabilização penal de envolvidos com o tráfico de drogas

Porto Velho, RO - O Procurador de Justiça Ladner Martins Lopes se aposentou da carreira do Ministério Público de Rondônia nesta segunda-feira (10/4). Ao longo de 34 anos, o integrante do MPRO exerceu suas funções, predominantemente, na área criminal, deixando como legado uma atuação destemida, pautada pela rigorosa aplicação da lei e marcada pelo tratamento humanizado às vítimas e réus, a quem sempre buscou enxergar com o olhar da Justiça.

Ladner Lopes foi homenageado no dia 24 de março, em sua última sessão pelo Conselho Superior, colegiado que integrou no biênio de 2022/2023. Na cerimônia, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, foram mencionados o preparo técnico do trabalho desenvolvido pelo Procurador, sua vocação para a atuação em defesa da sociedade e o reconhecido trato, sempre respeitoso, às partes do processo.

Destacando a ambivalência do momento, o chefe do MP rondoniense falou da tristeza pela despedida do colega Procurador e da felicidade por vê-lo ingressar na nova jornada. “Dr. Ladner teve uma trajetória brilhante, dedicada, leal à causa do Ministério Público. Levará agora sua luz, sua paz e serenidade à nova etapa que inicia. O MP de Rondônia agradece pelos serviços prestados à sociedade”, disse.

Contemporâneo por mais de uma década na atuação junto à Promotoria de Tóxicos, o Procurador de Justiça Carlos Grott lembrou dos anos em que compartilhou com o homenageado as atribuições no enfrentamento ao tráfico, ressaltando o trabalho sereno e pautado nas leis. “Nossa atuação era voltada para a responsabilização penal de envolvidos com o tráfico de drogas.

Sempre o vi agir com coerência, ofertando tratamento digno e humano aos réus, mas permanentemente na busca por Justiça. Sei que o nobre colega deixa o Ministério Público com o que há de mais valioso ao ser humano, a consciência do dever cumprido”, afirmou.

O perfil sensato de Ladner Lopes foi reiterado pelos demais conselheiros que participaram da sessão, ao elogiarem a atuação do Procurador, sublinhando seu olhar otimista e cheio de esperança em relação ao desenvolvimento das relações humanas e à pacificação social.

Fizeram uso da palavra os Procuradores de Justiça Cláudio Wolff Harger (Corregedor-Geral do MPRO), Airton Pedro Marin Filho e Carlos Grott – estes contemporâneos de turma - IV concurso de ingresso na carreira do MPRO –, e ainda os Procuradores de Justiça Ivo Scherer e Héverton Alves de Aguiar.

Prestigiando o ato, o Presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), Éverson Antonio Pini, pontuou o legado conciliador e democrático do Membro do MPRO. “Vossa Excelência ajudou a escrever a história do Ministério Público. Será sempre parte desta instituição”, destacou o dirigente.

Ladner Lopes agradeceu pelas manifestações do Conselho Superior, fazendo um retrospecto de sua carreira após sua chegada a Rondônia. Lembrou de sua passagem pela advocacia, Defensoria Pública e Polícia Civil, mencionando as etapas como fases importantes para que obtivesse preparo e maturidade para a sonhada carreira ministerial. “Sou muito feliz por ter exercido a missão do Ministério Público. Saio eternamente grato a Rondônia pela oportunidade de ter servido seu povo”.

Promotoria de Tóxicos - Ladner Martins Lopes é oriundo da IV Turma de Promotores de Justiça, tendo tomado posse em 19 de setembro de 1988. Iniciou a carreira na Promotoria de Justiça de Espigão do Oeste, passando também pelas comarcas de Pimenta Bueno e Ji-Paraná, até vir para Porto Velho. Na capital, atuou por 14 anos na 11ª Promotoria de Justiça, com atribuições no combate aos crimes de tóxicos.

 

A missão no combate ao tráfico, iniciada ainda como Promotor de Justiça e levada para o segundo grau, chegou a transcender para o campo pessoal, mediante trabalho voluntário que o Membro do MP realizou junto a entidades voltadas para tratamento de dependentes químicos.

Ladner Lopes foi promovido a Procurador de Justiça, em de abril de 2012. Integrou o Conselho Superior por dois biênios (2015-2016 e 2022-2023). O Procurador também se destacou na carreira de escritor, ao lançar, em 2008, o livro ‘O Segredo do Jurista’, no qual faz reflexões, tendo como pano de fundo o cotidiano de Membro do Ministério Público.

Foto: Ladner Lopes em sua posse como Procurador de Justiça em 2012

Fonte: MP/RO