Requerimento foi aprovado durante sessão ordinária

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o requerimento 100/2023, de autoria do deputado Marcelo Cruz (Patriota), que solicitou voto de louvor aos jornalistas de Rondônia pelos relevantes serviços prestados. A votação aconteceu durante a sessão ordinária de terça-feira (4), no Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos.

De acordo com Marcelo Cruz, o voto de louvor pretende reconhecer o trabalho desempenhado por esses profissionais, que contribuem diretamente para o fortalecimento da democracia. A homenagem acontece em alusão ao Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril.

A data de entrega dos certificados ainda não foi marcada. "Os jornalistas são fundamentais em um estado democrático de direito. São comunicadores que divulgam informações que influenciam a vida de milhares de pessoas em nossa sociedade", ressaltou o parlamentar.



No Brasil, o Dia do Jornalista é comemorado, no dia 7 de abril, em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, médico e jornalista, assassinado por inimigos políticos.

Ele fazia oposição ao imperador D. Pedro I e criou o Observatório Constitucional, jornal independente, que publicava temas políticos que eram censurados na época, sendo uma importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. Também no dia 7 de abril a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Acesse o Requerimento 100/2023.

Texto: Secom I ALE/RO
Fotos: Elaine Maia e Rafael Oliveira I ALE/RO