Presidente participará em sessão solene antes da cerimônia principal em comemoração à Revolução dos Cravos

Depois da polêmica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um discurso no Parlamento de Portugal no 25 de Abril, mas não na sessão principal. A data celebra a Revolução dos Cravos, marco do fim da ditadura do Estado Novo.

O anúncio de que Lula participaria do 25 de Abril, feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, causou mal-estar entre os deputados, que reclamaram de interferência.

Diante do constrangimento geral, principalmente dos partidos de direita e ultradireita, que pretendem protestar, ficou decidido que Lula seria convidado para uma sessão solene de boas-vinda que não fosse a principal.

Mas a data não foi anunciada e existiam várias possibilidades, porque Lula chegará ao país dia 21 à noite e permanecerá até o dia 25, quando seguirá para Madri.

Ontem, o Parlamento anunciou que Lula fará o discurso na sessão solene, onde somente ele e o presidente da Casa, Augusto Santos Silva, poderão falar.

Será cerca de uma hora e meia antes da sessão principal, para a qual Lula foi convidado, mas não terá direito à palavra, somente os deputados.

O discurso de Lula na sessão principal e comemorativa do 25 de Abril seria o primeiro de um chefe de Estado estrangeiro, caso se confirmasse.

Mas a solução encontrada favorece o presidente brasileiro, que fará uma homenagem antecipada, um primeiro ato para honrar o dia mais importante da democracia portuguesa.

Em Portugal, Lula ainda terá agenda com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro António Costa.

Também está previsto que participe da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque, que acontecerá no Palácio Nacional de Queluz.


Fonte: O GLOBO