Reunião em Brasília debate ações de segurança nas escolas de todo o país

Porto Velho, RO - Representantes dos 26 estados da federação e do Distrito Federal, além de ministros e chefes dos Três Poderes, reuniram-se na terça-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com o intuito de debaterem políticas de proteção ao ambiente escolar.

No encontro, agendado pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, foram pontuados os recentes casos de crimes em unidades escolares que têm ocorrido no país e as formas compartilhadas que os entes federativos estão utilizando para evitar este tipo de violência.

Entre os representantes de todos os entes federativos, o debate se concentrou no uso das plataformas digitais, bem como redes sociais em propagação de ilegalidades como apologia à violência, incitação ao racismo, nazismo, atos terroristas, automutilação de crianças e jovens, entre outras.

O ministro da Justiça, Flávio Dino pontuou que, as plataformas de mídias sociais têm contribuído para o avanço da detecção de crimes. Nesse sentido, foi publicada a Portaria nº 351 da sua pasta, que cria diretrizes específicas para o monitoramento, limitação, restrição dos conteúdos ilícitos, danosos e nocivos, conforme tem se identificado no país.

A automação da remoção, por meio de inteligência artificial, também é um dos aspectos no qual o grupo de trabalho concentra os esforços. “Atualmente, cerca de 93% dos conteúdos criminosos são removidos automaticamente e o restante por equipe técnica manualmente. Queremos que a incitação a este tipo de violência, também seja removida”, frisou.

O vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves esteve presente na reunião, juntamente com o secretário Especial de Integração do Estado de Rondônia em Brasília – Sibra, Augusto Leonel, destacou que o Estado tem há anos, investido na inteligência policial com vistas a reduzir a criminalidade.

“O Governo de Rondônia tem detectado uma redução gradativa dos índices de criminalidade em todo o Estado, com ações reforçadas e pontuadas pelo governador Marcos Rocha. O governo tem investido em operações policiais, cursos de capacitação e aquisição de equipamentos e novas tecnologias para combater à criminalidade”, disse o vice-governador.

Governo de Rondônia tem reforçado a segurança nos estabelecimentos de ensino

AÇÕES EM RONDÔNIA

As forças policiais do Estado estão atuando forte para que ocorrências de violências não ocorram nos estabelecimentos de ensino. A Polícia Militar tem intensificado o policiamento, por meio da Patrulha Escolar nas escolas estaduais e municipais.

O objetivo desta ação, é garantir a segurança e fortalecer a presença das guarnições no ambiente escolar, proporcionando assim, a interação da PMRO com a comunidade, alunos e corpo docente das instituições.

A Polícia Civil reforça as investigações para combater “Fake News” de ataques, além de desenvolver palestras em escolas do Estado abordando vários temas. Investigações da Polícia Civil apontam que não existe nenhuma efetiva ação de ataque às escolas registrada.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia