Curso de Negociador é direcionado para profissionais da Segurança Pública

Porto Velho, RO - Estão abertas até o dia 18 de abril, as inscrições para o II Curso de Negociação Policial em Situações de Altíssima Complexidade, da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec.

O curso visa a qualificação de profissionais de Segurança Pública para o conhecimento aprofundado na área de negociação policial, com o objetivo de atender de forma técnica uma ocorrência complexa, aplicando intervenções qualificadas e seguras à sociedade rondoniense, sempre com o objetivo de salvaguardar ou minimizar a perda de vidas humanas.

Conforme apresentado no edital que pode ser acessado pelo link, serão oferecidas 33 vagas para compor o quadro de alunos, sendo 15 vagas para a Polícia Militar (cinco oficiais e 10 praças) , cinco vagas para a Polícia Civil, oito vagas para Bombeiro Militar e cinco vagas para outras instituições.

Segundo o gerente de planejamento, major Gleydston José, é de fundamental importância o papel do negociador em situações de alta complexidade, tais como rebeliões prisionais, nas quais, através de técnicas especializadas são feitas as negociações, para que haja sucesso e garantia do bem-estar do cidadão.

O processo seletivo começou a ser desenvolvido no dia 3 abril de 2023 e terá três fases:

– Primeira fase: Testes de Aptidão Física – TAF;
– Segunda fase: Investigação Social e Entrevista;
– Terceira fase: Exame Psicotécnico.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância do negociador policial para a Segurança Pública do Estado. “O negociador é uma profissional indispensável para o desfecho de uma ocorrência, que envolva o emprego de técnicas de gerenciamento de crises e que exija uma adequada qualificação para atuação em situações de conflitos, capacitando-o a identificar e utilizar os procedimentos operacionais e técnicos mais adequados”, complementou.

O negociador policial atuará em situações como: roubos paralisados com reféns; ocorrências que envolvam suicidas; rebeliões em unidades prisionais; manifestações de caráter social de todas as ordens; entres outras.

São fenômenos criminológicos que se acentuam e geram a percepção social de insegurança nas instituições e desordem pública. Assim, esses conflitos complexos que possam comprometer a vida, bem maior do que qualquer pessoa , exigem ações policiais pontuais e qualificadas.

Fonte: Secom - Governo Rondônia