Protocolo visa implementar de fato as ações que vêm sendo planejadas pelas duas Universidades nos últimos anos

Porto Velho, RO - A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Universidad Autónoma del Beni José Ballivián (UAB-JB), da Bolívia, assinaram um protocolo de intenções para o estabelecimento de cooperação mútua interinstitucional.

O objetivo é promover o intercâmbio de experiências e de pessoal técnico nos campos da docência, dos alunos, das equipes administrativas, da pesquisa, da cultura e da pós-graduação, desenvolvendo ações conjuntas de interesse mútuo. A formalização ocorreu com a assinatura do protocolo pela reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, e pelo reitor da UAB-JB, Jesús Egüez Rivero, no auditório da UNIR-Centro.

O protocolo visa implementar de fato as ações que vêm sendo planejadas pelas duas Universidades nos últimos anos. Isso inclui o desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, que permitirão a oferta de programas e de vagas para pós-graduação e pesquisa, assim como o intercâmbio de docentes, alunos e técnicos administrativos.

Também busca a elaboração e desenvolvimento conjunto de eventos acadêmicos, científicos e culturais e de projetos e programas de cooperação a curto, médio e longo prazos, entre outras possibilidades de contribuição.

Esta já é a segunda visita que a delegação da UAB-JB faz à UNIR para tratar da cooperação entre as instituições. Como foi destacado pelos professores da UAB-JB nas duas reuniões, Rondônia e Beni compartilham de uma trajetória social e história comum e atualmente têm demandas que se assemelham, especialmente nas questões ambientais, nas ações de pesquisa e de formação em nível de pós-graduação.

"Estamos com a expectativa de efetivar a cooperação com a UNIR e estabelecer uma relação de contribuição mútua entre os países por meio da pesquisa científica. Essa relação interinstitucional vai fortalecer a UAB-JB como instituição de ensino e auxiliar no seu processo de acreditação", comentou o reitor da UAB-JB, Jesús Rivero.

Fonte: Portal SGC