Em meio à queda de rendimento do time e eliminação da Liga dos Campeões, técnico italiano criticou os jogadores publicamente, o que desgastou sua relação com o grupo

O Tottenham anunciou neste domingo que Antonio Conte não é mais o treinador do time inglês. A demissão já era esperada, dado o tamanho do desgaste do treinador no clube e com os próprios jogadores. Na nota em que oficializa a saída do treinador, o presidente Daniel Levy pediu união aos atletas.

- Temos 10 jogos restantes na Premier League e lutamos por uma vaga na Champions League. Todos nós precisamos nos unir. Todo mundo tem que se esforçar para garantir o melhor resultado possível para o nosso clube e torcedores incríveis e leais - afirmou Levy.

A direção já se antecipou em anunciar que a equipe será comandada de forma interina nos jogos restantes da temporada. Cristian Stellini será o responsável por guiar o Tottenham nas dez últimas rodadas da Premier League, em que o time é quarto colocado e briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa. Mas, segundo a imprensa inglesa, a direção já estuda os possíveis substitutos. Um dos nomes cotados é o do alemão Julian Nagelsmann, recém demitido do Bayern de Munique.

No Tottenham desde novembro de 2021, o italiano viu sua relação com os jogadores implodir depois que perdeu a cabeça e os criticou publicamente no último dia 18. Após ceder o empate para o Southampton nos minutos finais, ele desabafou na entrevista coletiva e fez uma série de ataques ao seu plantel.

- A pior situação é o que estava acontecendo em campo. O que estava acontecendo nos últimos meses. O que está acontecendo na minha segunda temporada. Acho que é o momento certo para falar porque acho que depois dessa atuação isso é inaceitável. Estamos vencendo por 3 a 1, controlamos e sofremos dois gols. Acho melhor entrar no problema: não somos um time. Somos 11 jogadores que entram em campo. Vejo jogadores egoístas, jogadores que não querem se ajudar e não colocam o coração - disse.

Dois dias depois, veio a primeira reação. O volante dinamarquês Hojbjerg afirmou que as acusações do técnicos foram influenciadas pelas recentes eliminações nas oitavas da Liga dos Campeões e nas quartas da Copa da Inglaterra.

- O treinador não está satisfeito e é isso que eu tiro dele. Você faz o que pode para agradá-lo. O que sei sobre mim é que sou um jogador honesto. Sou um jogador que dá sempre 100% de mim pela equipe. Se é assim que ele vê, então você tem que ser um pouco mais preciso para que você, como jogador, leve isso a sério - disse Hojbjerg.

Este não foi o único atrito entre o italiano e seus jogadores. Alguns dias antes, ele rebateu a queixa de Richarlison sobre estar sendo pouco aproveitado no Tottenham. Para Conte, o atacante brasileiro foi egoísta em sua queixa.

- Quando você fala em 'eu' e não em 'nós', está sendo egoísta. Digo aos meus jogadores que se queremos construir algo importante e ganhar um troféu temos de falar com 'nós' e não com 'eu', porque senão estamos pensando apenas em nós próprios - respondeu Conte.

Confira, na íntegra, o comunicado em que o Tottenham anuncia a saída de Antonio Conte:

"Anunciamos que o técnico Antonio Conte deixou o clube por mútuo acordo. Conseguimos a classificação para a Liga dos Campeões na primeira temporada de Antonio no clube. Agradecemos a Antonio por sua contribuição e desejamos-lhe felicidades no futuro.

Cristian Stellini assumirá a equipe como treinador principal interino até o final da temporada, junto com Ryan Mason como treinador principal adjunto.

Daniel Levy, presidente: 'Temos 10 jogos restantes na Premier League e lutamos por uma vaga na Champions League. Todos nós precisamos nos unir. Todo mundo tem que se esforçar para garantir o melhor resultado possível para o nosso clube e torcedores incríveis e leais'", diz o comunicado.


Fonte: O GLOBO