Dirigente, porém, reitera que há ‘treinadores gabaritados’ no Brasil para o cargo

Atual coordenador técnico da seleção brasileira, Ricardo Gomes afirmou que Abel Ferreira e Jorge Jesus estão na lista de nomes avaliados pela CBF para assumir a vaga deixada por Tite após a Copa do Mundo do Catar. O dirigente, contudo, fez questão de destacar que a “competência” será o fator decisivo para a escolha.

“Não é a nacionalidade, é a competência. Independente da nossa cultura, sempre com treinadores brasileiros. Mas vamos citar dois que tiveram sucesso aqui no Brasil, um que ainda está, nem considero estrangeiro, o Abel [Ferreira], com três, quatros anos com sucesso”, disse, em entrevista ao jornal português A Bola.

Enquanto a decisão do novo treinador não é feita, a CBF escolheu Ramon Menezes como interino, que já montou uma comissão provisória para comandar a seleção brasileira no amistoso contra o Marrocos, no próximo dia 25. Seu auxiliar principal será Thiago Kosloski, do Coritiba, que já atua na equipe sub-20, com Felipe Maestro, técnico do Bangu, também executando a função.

Ainda estão na comissão, remanescentes da comissão de Tite, o fisiologista Guilherme Passos, o médico Rodrigo Lasmar e os analistas Bruno Baquete e Thomas Koerich.

Ricardo Gomes foi escolhido para ser o coordenador técnico também no início desse mês. Ele afirmou que há treinadores brasileiros aptos para o cargo e que teria se criado uma imagem de “atraso” dos treinadores do país após a derrota para a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo de 2014.

“Não é conhecer só futebol, é conhecer a cultura do país que você está treinando. Eu acho que temos no Brasil treinadores competentes para exercer, mais de um, muito mais de um. Depois do 7 a 1 de 2014, ficamos com essa imagem de atrasados, de que não estudávamos, e isso foi se alimentando no dia a dia”, afirmou.

Na entrevista ao canal português, Ricardo Gomes também lembrou da passagem de um brasileiro pela seleção local. Após conquistar o penta da Copa do Mundo com o Brasil, Luiz Felipe Scolari dirigiu a seleção portuguesa, pela qual foi vice-campeão europeu em 2004.

“Posso garantir que temos treinadores gabaritados para assumir, brasileiros. E também tem dois portugueses que estiveram aqui, um está e um esteve. Podemos pensar nisso, assim como nós tivemos o Felipão em 2004 em Portugal”, finalizou Gomes.


Fonte: O GLOBO