Republicano se tornou o primeiro ex-presidente dos EUA a sofrer acusação criminal

A Promotoria de Manhattan contatou o advogado de Donald Trump para organizar sua 'rendição', depois que o ex-presidente foi acusado criminalmente nesta quinta-feira pelo pagamento de suborno à atriz pornô Stormy Daniels, segundo o jornal americano The New York Times e outros veículos de imprensa dos EUA. 

O anúncio oficial da acusação, por força de lei, deve ser feito pelo promotor responsável pelo caso nos próximos dias.

"Esta noite, contatamos o advogado do Sr. Trump para coordenar sua rendição ao gabinete do promotor federal de Manhattan para a leitura das acusações", informou o escritório do promotor federal do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, em um comunicado, observando que a acusação permanece selada.

A investigação da promotoria distrital de Nova York durou quase cinco anos. Os promotores concluíram que a acusação criminal contra o ex-presidente por supostamente ter pago US$ 130 mil (R$ 667 mil) pelo silêncio de Daniels em 2016, tinha fundamento. 

No entanto, de acordo com a lei americana, uma acusação criminal precisa passar por um grande júri — no caso de Nova York, composto por 23 integrantes, escolhidos aleatoriamente — que ouve o depoimento de testemunhas e revisa documentos a fim de decidir se há uma "causa razoável" para a acusação prosseguir.

Após a notícia da decisão do grande júri, Donald Trump se manifestou por meio de um comunicado. Classificando a decisão como "perseguição política", o ex-presidente disse estar diante da "interferência eleitoral no nível mais alto da História".

"Os democratas mentiram, trapacearam e roubaram em sua obsessão de tentar ‘pegar Trump’, mas agora eles fizeram o impensável, denunciando uma pessoa completamente inocente", escreveu o ex-presidente nas redes.


Fonte: O GLOBO