Encontro vai treinar e orientar as entidades de Assistência Social que ofertam serviços em Porto Velho

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho realiza no próximo dia 17, no Teatro Banzeiros, o I Encontro de Capacitação e Apoio Técnico às Entidades da Rede Socioassisstencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), será das 8h às 17h.

O objetivo do encontro é treinar, capacitar e orientar as entidades de Assistência Social que ofertam os serviços de assistência no município, com ou sem cadastro no Conselho Municipal de Assistência Social, a fim de apoiá-las na qualificação das suas ofertas.

O evento é voltado representantes das organizações da sociedade civil (OSCs) de Porto Velho, que são as associações, entidades e ou organizações de Assistência Social, e demais entidades que prestam atendimento e assessoramento na garantia de direitos da população vulnerável ou em situação de violência ou violações de direitos.

As entidades pela parte da manhã poderão tirar suas dúvidas sobre a inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social, cadastramento no sistema de parcerias do Governo do Estado e demais orientações sobre emendas parlamentares e sobre a Certificação Nacional de Entidades de Assistência Social (Cebas), entre outros assuntos.

Pelo período da tarde serão ministradas duas oficinas: “Elaboração de Projetos Sociais/Planos de Trabalho e Prestação de Contas”, com a ministrante dra. Ana Paula Baldez - assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia; e “Captação de Recursos para Projetos Sociais”, ministrada por Giuseppina Maria Fulco (Giusi), que atua há 30 anos no terceiro setor como gestora da Associação Casa Família Rosetta.

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, afirmou que "esse primeiro momento de capacitação é fundamental para o apoio às nossas entidades que prestam um serviço muito importante para o município. Eles conseguem ampliar o atendimento da nossa população que necessita dos serviços da assistência social. Estamos com muitas coisas boas que estão prestes a sair voltadas às entidades e essa primeira capacitação é nosso ponto de partida", afirmou o secretário.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)