Acredita-se que elas seriam usadas na fabricação de azeite

As autoridades espanholas anunciaram nesta sexta-feira a detenção de 16 suspeitos de terem roubado 17,5 toneladas de azeitonas na região de Las Vegas, perto de Madri. Acredita-se que elas seriam usadas na fabricação de azeite. Em comunicado, a Guarda Civil também disse que investiga outras cinco pessoas por envolvimento no caso.

Perseguidos por roubo e fraude, os suspeitos têm entre 20 e 57 anos.

Produção de azeite

A azeitona é um dos principais ativos agrícolas da Espanha, o maior produtor mundial de azeite.

A investigação começou em janeiro na sequência de uma denúncia de um agricultor. Ele denunciou um furto de 8,4 toneladas de azeitonas. Tal quantia foi somada a outros casos na mesma área, detalhou a Guarda Civil.

Depois de surpreender à luz do dia cinco pessoas que transportavam 140 quilos de azeitonas em seu veículo de procedência desconhecida em 2 de fevereriro, a Guarda Civil espanhola fez duas apreensões nas províncias de Toledo e Guadalajara e efetuou outras prisões.

"Da mesma forma, o andamento da investigação permitiu que os agentes chegassem a dois moinhos localizados nas províncias de Toledo e Guadalajara, onde aparentemente receberam o fruto de procedência duvidosa", afirmou a corporação em nota.

Os agentes encontraram ainda documentos relativos às 17,5 toneladas de azeitonas e depósitos com mais de 6 mil litros de azeite.


Fonte: O GLOBO