Apelido homofóbico foi usado em sessão marcada por bate-boca e provocações entre parlamentares

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) foi chamado de "chupetinha" durante uma audiência no Congresso Nacional, ocorrida nesta terça-feira, que foi marcada por bate-bocas e provocações entre parlamentares. 

O termo é uma referência aos ataques homofóbicos feitos a Nikolas no episódio em que um suposto vídeo em que ele estaria praticando sexo oral em outro homem viralizou na internet. (Ao contrário do que O GLOBO publicou anteriormente, a fala homofóbica não foi feita pelo presidente da CCJ, Rui Falcão, do PT).

Em meio a um debate acalorado na sessão da CCJ com o ministro da Justiça, Flávio Dino, Nikolas Ferreira pediu a palavra e afirmou que Dino estaria tratando os deputados com "deboche" e que ali não teriam "palhaços". Outros parlamentares então começaram a provocá-lo, gritando "chupeta", além de "vai, peruca" e "Nicole", em referência ao ataque transfóbico feito por ele na sessão do Dia das Mulheres na Câmara.

Nikolas então interrompeu sua fala e pediu para presidente da comissão, Rui Falcão, lhe garantir seu tempo. Na sequência alguém grita novamente "Vai chupetinha", enquanto Falcão tenta falar "Pode continuar". As imagens causam impressão de que o próprio presidente da CCJ havia usado o termo, porém seu microfone estava desligado no momento.

Após ouvir a provocação, Ferreira então questiona: "Espera aí presidente, aí eu não entendi". Nesse momento Falcão liga seu microfone e responde, "Eu disse pode continuar".

Ele questiona então quem tinha falado aqui, porém não foi possível identificar quem usou a expressão homofóbica para atacá-lo.


Fonte: O GLOBO