Ministro, que só completa 75 anos em meio, decidiu antecipar saída da Corte

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quinta-feira que irá se aposentar no dia 11 de abril. Lewandowski entregou o pedido de aposentadoria à presidente do STF, ministra Rosa Weber, logo após a sessão de julgamento desta quinta.

— Eu acabo de entregar para presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, o ofício em que peço a ela que encaminhe ao presidente da República o meu pedido de aposentadoria, que será antecipado em cerca de trinta dias. Eu pedi que a minha aposentadoria fosse tornada efetiva a partir do dia 11 de abril — disse o ministro a jornalistas.

Lewandowski decidiu antecipar sua saída da Corte, já que teria que se aposentar compulsoriamente em 11 de maio, quando completa 75 anos. De acordo com o magistrado, a decisão ocorreu devido a "compromissos acadêmicos e profissionais".

— Esta minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam.

O STF não terá sessão na próxima semana. Portanto, o ministro participou nesta quinta de seu último julgamento no plenário da Corte. Após a sessão, ele tirou fotos com os membros de seu gabinete do lado de fora da Corte.

Lewandowski já havia anunciado sua decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, durante evento em Recife, como mostrou o colunista Lauro Jardim,

Lula já indicou que o favorito para ser indicado para vaga é seu advogado, Cristiano Zanin. Lewandowski, no entanto, defende o nome de Manoel Carlos de Almeida Neto, que foi secretário-geral do STF durante sua gestão na presidência da Corte.


Fonte: O GLOBO