Prefeitura de Porto Velho deve entregar as moradias em até três meses

Porto Velho, RO - Com a entrega das 269 casas do programa Pró-Moradia Leste I se aproximando, a prefeitura de Porto Velho iniciou nesta quarta-feira (29) o plantio de mudas de árvores em toda a extensão do residencial. O prefeito Hildon Chaves visitou a obra e reforçou o compromisso do município em fazer a entrega dos imóveis, em cerca de três meses.

"Iniciamos esse trabalho para a retomada das construções, que estavam paralisadas há mais de 15 anos, resolvemos todas as pendências e destinamos R$ 8 milhões para o término das obras. Agora, com o trabalho em fase final, a expectativa é de em dois ou três meses, entregarmos essas casas às famílias cadastradas e garantirmos a moradia digna para mais de mil pessoas", disse o prefeito, que fez o plantio simbólico de uma árvore.

Acompanharam o prefeito na visita ao residencial, que fica localizado na rua Osvaldo Ribeiro, no bairro Socialista, na Zona Leste, os secretários de Meio Ambiente (Sema), Alexandro Pincer, de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), Rosi Kempim, de Obras e Pavimentação (Semob), Diego Lage, entre outros assessores. "Destaco o empenho, o carinho e o cuidado de todos com a conclusão dessas casas. Que as famílias contempladas zelem pelos imóveis e faça desse lugar um ambiente saudável para viver", completou Hildon Chaves.

ARBORIZAÇÃO

Serão plantadas cerca de 540 mudas de cojoba e resedá, em frente às casas, e palmeiras na chegada do condomínio. A expectativa é de que até o final de semana todas sejam plantadas. "Vai dar um melhor aspecto urbanístico e de paisagismo, um sombreamento e ajudar na redução do calor. São espécies de raízes profundas, mas que não afetam a estrutura das residências nem o calçamento, contribuindo para reduzir o passivo ambiental de Porto Velho", explicou o secretário Alexandro Pincer.

EXPECTATIVA


O plantio de mudas de árvores será feito em toda a extensão do residencial.

A dona de casa Antônia Oliveira, de 45 anos, mora no bairro Socialista e foi até o local para ver de perto as casas e cumprimentar o prefeito. "Fui uma das primeiras a fazer a inscrição e estou ansiosa, feliz e sonhando com o momento que vou me mudar para a minha casa, junto com o meu marido".

SEMESC

A secretária da Semesc explicou que as casas, com as obras abandonadas ao longo de anos, foram ocupadas por duas vezes, sendo necessárias duas reintegrações de posse. "O prefeito determinou que as obras fossem retomadas, e atuamos, junto com a Semob e Semur, para que os contratos e convênios fossem regularizados, permitindo que hoje estejamos na reta final das obras e que as famílias cadastradas, que de fato necessitam da moradia, possam ser contempladas", acrescentou Rosi Kempim.

AÇÃO EM CONJUNTO

Para tornar possível a retomada das obras e assegurar a entrega das casas, além da Semesc, diversas secretarias municipais se envolveram diretamente no processo, atuando de forma coordenada. A Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) fez a atualização cadastral das famílias e, após o término das obras e entrega por parte da construtora, será realizado o sorteio dos imóveis entre os cadastrados.

A pasta atuou na regularização de obras e na renovação da licença de construção para que a empresa pudesse retomar os serviços. A Semob atua no acompanhamento das obras, desde a sua retomada, fazendo as gestões necessárias para que os serviços não sofressem descontinuidade. Agora, a Sema disponibilizou mudas de árvores e o pessoal para o plantio, sendo mais uma secretaria municipal integrada nesse grande projeto de moradia.


















Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)