Embaixador russo nos EUA exige fim dos voos militares perto de seu território; guerra na Ucrânia aumentou tensões entre potências e transformou a região, dominada pela Marinha Russa, em zona de batalha

A derrubada de um caça russo, que colidiu contra a hélice de um drone americano sobre o Mar Negro na terça-feira, forçando-o a descer em águas internacionais, o primeiro contato físico entre os militares russos e americanos desde o início da guerra na Ucrânia, aumentou as tensões entre as potências, com ambos os lados culpando um ao outro.

Nesta quarta, a Ucrânia acusou a Rússia de querer "expandir" o conflito para outras partes. Os Estados Unidos culparam a Rússia pelo incidente e chamaram a ação dos aviões russos de "imprudente" e "pouco profissional", mas Moscou negou qualquer irregularidade. Já o embaixador russo nos EUA exigiu o fim dos voos militares perto de seu território.

“O incidente com o drone americano MQ-9 Reaper provocado pela Rússia no Mar Negro é um sinal de (Vladimir) Putin de que está disposto a expandir a zona de conflito e envolver outras partes”, afirmou no Twitter o secretário do Conselho de Segurança ucraniano, Oleksii Danilov.

— O Mar Negro não é um mar interno da Rússia — reforçou Yurii Ihnat, porta-voz da Força Aérea Ucraniana, em uma aparição na TV nacional. A

Romênia e a Turquia, ambas membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), têm portos no Mar Negro. Vários diplomatas da Otan, no entanto, disseram não esperar uma escalada do confronto.

Nesta quarta, o embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, chamou as as ações militares dos EUA nas proximidades de suas fronteiras de “inaceitáveis” e “motivo de preocupação”. Antonov, que foi convocado ao Departamento de Estado para receber uma objeção formal dos EUA após o incidente, deixou claro que Moscou “vê qualquer ação envolvendo o uso de armas e equipamentos militares americanos como abertamente hostis”.

A colisão de terça-feira envolveu um drone MQ-9 Reaper, a serviço da Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da Força Aérea americana, que foi interceptado por dois caças russos Su-27, sendo um desses o que causou o acidente.

“Várias vezes antes da colisão, os Su-27 despejaram combustível e voaram na frente do MQ-9 de maneira imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional”, disse na terça um comunicado da Força Aérea americana. “Este incidente demonstra falta de competência, além de ser inseguro e pouco profissional.”

Moscou nega as acusações, mas admitiu que dois caças do país interceptaram um drone americano detectado "na zona da península da Crimeia", região ucraniana anexada pela Rússia em 2014. De acordo com o Kremlin, o drone avançava "em direção" à fronteira russa.

"Os caças russos não utilizaram armamento" e não entraram sequer em contato com o drone, que havia violado a zona provisória de uso do espaço aéreo "estabelecida para a realização da operação militar especial", afirmou o Exército russo, que utilizou os termos habituais de Moscou para descrever a invasão da Ucrânia.

O Pentágono se recusou a discutir se tentaria recuperar o drone tripulado, um item básico da frota aérea militar dos Estados Unidos e usado tanto para vigilância quanto para ataques. 

O MQ-9 Reaper está equipado com sensores ultramodernos para conseguir realizar operações de vigilância a uma velocidade de cruzeiro de 335 km por hora. Com uma envergadura de 20 metros, tem uma autonomia de mais de 34 horas de voo. Mas embora possa soltar bombas e lançar mísseis, sua velocidade lenta e falta de armas defensivas o tornam relativamente fácil de ser abatido.

A invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro do ano passado aumentou as tensões entre Moscou e Washington e transformou o Mar Negro, dominado pela Marinha Russa, em uma zona de batalha. Moscou bloqueou os navios ucranianos dentro de seus próprios portos, embora Kiev tenha conseguido exportar seus grãos através desta rota sob um acordo assinado em julho passado entre os dois países em guerra.

Ao mesmo tempo, a Ucrânia atacou navios de guerra russos no Mar Negro, bem como nos portos, principalmente em abril, quando um míssil ucraniano afundou o Moskva, o carro-chefe da frota russa na região, um ataque que prejudicou a aura de invencibilidade naval de Moscou.

A guerra também levantou temores de um confronto direto entre Moscou e a Otan, principalmente ao fortalecer os laços entre Washington e os membros da aliança militar ocidental que fazem fronteira com a Rússia, incluindo a Polônia e os Estados Bálticos. Os países da Otan despejaram bilhões de dólares em ajuda militar para apoiar a defesa territorial da Ucrânia, mas, ao mesmo tempo, a aliança tentou evitar o confronto direto com Moscou, um Estado com armas nucleares. (Com New York Times)


Fonte: O GLOBO