Cursos do Idep atraem alunos de várias faixas etárias, que buscam oportunidades no mercado de trabalho

Porto Velho, RO - Recorde em número de matrículas no ano passado, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep segue registrando um aumento significativo de novos alunos, em 2023. No primeiro trimestre deste ano, a instituição de ensino profissionalizante já conta, nas suas unidades executoras, com 930 alunos matriculados nos cursos técnicos e 6.890 matrículas em cursos de formação inicial e qualificação profissional.

Segundo o governador Marcos Rocha, o aumento pela procura de qualificação da mão de obra é resultado dos investimentos que estão sendo feitos pelo Governo de Rondônia, para tornar cada vez mais acessível o ensino profissionalizante.

“Fortalecer e expandir a educação profissional é uma das prioridades do planejamento estratégico da gestão estadual, e por esse motivo, o ensino profissionalizante é tratado como uma Política Pública no nosso Estado”, destacou Marcos Rocha, citando como exemplos de investimentos, as escolas técnicas itinerantes adquiridas em 2021 e a inauguração da sede do Idep e da Escola Técnica Estadual na Capital, no ano passado.

CURSOS

Entre os cursos técnicos ofertados pelo Idep estão: Técnico em Recursos Humanos; Técnico em Hospedagem; Técnico em Enfermagem; Técnico em Comércio; Técnico em Eventos; Técnico em Guia de Turismo; Técnico em Estética; Técnico em Secretaria Escolar; Técnico em Administração; Técnico em Agropecuária; Técnico em Agronegócio; Técnico em Zootecnia e Técnico em Agroecologia. Os cursos técnicos voltados para o agronegócio são ministrados no Centro Técnico Estadual de Educação Rural – Centec Abaitará, localizado em Pimenta Bueno.

As modalidades formação inicial e qualificação profissional contemplam diversas áreas. Na mecânica são ofertados cursos de Ajustador Mecânico, Mecânico de Motores a Diesel, Manutenção de Máquinas Agrícolas e Mecânico de Motocicleta.

Na área da gestão são oferecidos os seguintes cursos: Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Escritório, Auxiliar Administrativo, Práticas de Departamento, Práticas de Departamento Pessoal, recepcionista, Etiqueta e Postura Profissional, empreendedorismo, Gestão da Propriedade Rural, Promotor de Vendas e Atendimento ao Público.

Para a construção civil são ministrados os seguintes cursos: encanador, pedreiro de Alvenaria, pedreiro de Revestimento em Argamassa, pintor de Obras Imobiliárias, Pintura e Obras Imobiliárias.

O setor de alimentos também é atendido com cursos de boas práticas de fabricação: Brigadeiro Gourmet, Panificação Artesanal, Panificação Caseira, Cupcake e Pão Integral.

Já na área da beleza, são oferecidos os cursos de Automaquiagem, barbeiro, corte de cabelo, manicure e pedicure.

Outras diversas áreas são atendidas com cursos como: Artesanato em Tecido – Fuxico, Artesanato em Biscuit, Espanhol Básico, Educação Ambiental, inglês, marcenaria, Marketing Digital, Oratória, Primeiros Socorros e cursos voltados à segurança no trabalho, a exemplo de Normas Regulamentadoras NRs.

Entrega de diploma do curso técnico

CARREIRA

De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a grande procura pelos cursos profissionalizantes é o reflexo da necessidade do cidadão em busca da inserção no mercado de trabalho. “Já foi constatado, por meio de estudo que, a educação profissional e técnica viabiliza mais oportunidades de evolução de carreira para os jovens, em relação a quem concluiu apenas o ensino médio”, observou.

Mas não são apenas estudantes em início de carreira que se beneficiam com o ensino profissionalizante. O Idep está gerando novas oportunidades para quem já está no mercado de trabalho e busca a reconversão profissional, ou seja, muda de foco para abraçar novas áreas.

Foi o que fez Dayse Lucyd, que já era guia de turismo, e depois de se formar em dezembro de 2022 no curso técnico em eventos, empreendeu com uma colega de turma lançando uma empresa que realiza eventos no setor turístico. “O Idep me proporcionou conhecimento com um curso gratuito e de alto nível”, reconheceu.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia