Encontro promoverá a troca de experiências entre os parlamentares que integram a Amazônia Legal

Porto Velho, RO - A Associação do Parlamento Amazônico da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realizará nesta quinta-feira (30), a partir das 10h, sua primeira reunião ordinária do ano no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho.

O objetivo da reunião é de promover o intercâmbio de informações, troca de experiências, além da busca por estratégias para a promoção do debate de propostas que almejam a melhoria e o desenvolvimento da Amazônia que precisam ser discutidos dentre os parlamentares.

O encontro contará com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz (Patriota); da presidente do Parlamento Amazônico, deputada Edna Auzier (PSD-AP); além do secretário nacional de Fundos e Instrumentos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Eduardo Corrêa Tavares, que representará o ministro Waldez Góes, e apresentará palestra com o tema “O investimento de recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional do Brasil, para os estados que integram a Amazônia Legal”.

Além da palestra, alguns temas já estão confirmados e serão explanados no encontro em Porto Velho. Inicialmente, o deputado Sinésio Campos (PT-AM) fará uma apresentação sobre o projeto "Multimodal Manta-Manaus", alternativa que diminui o tempo de viagem entre o Brasil e a Ásia. Em seguida, o deputado Wilker Barreto (Cidadania-AM) abordará a importância da Zona Franca de Manaus para os estados da Amazônia Legal. Ao final será escolhido o nome do parlamentar rondoniense que ocupará o cargo de vice-presidência da Associação do Parlamento Amazônico.

Para o deputado estadual Marcelo Cruz é importante a discussão dos assuntos para a troca de experiências entre os parlamentares que integram a Amazônia Legal Brasileira. “Recepcionar esse evento é destacar a importância do estado de Rondônia na atuação em defesa dos povos e dos estados que compõem nossa região amazônica, destacando os projetos praticados em outras unidades federativas, buscando implementar políticas de desenvolvimento social e econômico em nossa região”, frisou Marcelo Cruz.

Ao todo, 27 deputados estaduais de fora de Rondônia estão confirmados a participarem do encontro em Porto Velho, dentre eles: Amapá (5), Amazonas (3), Tocantins (1), Pará (1), Maranhão (1), Acre (4) e Roraima (12).

Transmissão

O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal da Assembleia no YouTube.

Coletiva

O deputado estadual Marcelo Cruz convida todos os veículos de imprensa para entrevista coletiva nesta quinta-feira, às 9h30, no Salão Nobre da Casa de Leis, para tratar sobre a Conferência do Parlamento Amazônico na capital rondoniense.

Serviço

Coletiva de Imprensa
Local: Salão Nobre
Dia: 30/03/2023 (quinta-feira)
Horário: 9h30
Entrevistados: Deputados estaduais Marcelo Cruz (presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia) e Edna Auzier (presidente da Associação do Parlamento Amazônico)


Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO