Julgamento encerrou na manhã desta terça-feira (14). Crime aconteceu em 2021 quando cinco pessoas foram executadas

Porto Velho, RO - Os seis réus acusados de envolvimento na chacina em uma fazenda de Vilhena (RO) foram condenados pelo Tribunal do Júri na manhã desta terça-feira (14). As penas, somadas, passam do 600 anos de prisão.

Foram condenados Wemerson Marcos da Silva, Suesi Marcelino Rocha, Adelson de Oliveira, Leandro Rodrigues da Silva e Jefferson Pereira Ramos. Dentre os seis, Eleando e Suesi foram os que receberam as menores penas, de pouco mais de 95 anos, cada.

Já Adelson, por ser reincidente, recebeu a maior pena, de mais de 108 anos de prisão em regime fechado. Confira as penas de cada um dos envolvidos:
  • Adelson de Oliveira - 108 anos e 9 meses de reclusão, e 16 dias multa
  • Jefferson Pereira Ramos - 105 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão, e dez dias multa
  • Marcelo Costa Vergilato - 105 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão, e dez dias multa
  • Wemerson Marcos da Silva - 105 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão, e dez dias multa
  • Eleandro Rodrigues da Silva - 95 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão, e dez dias multa
  • Suesi Marcelino Rocha - 95 anos, 1 mês e 15 dias de reclusão, e dez dias multa
O julgamento

O julgamento dos acusados começou na última segunda-feira (13) e terminou na manhã desta terça (14). O Tribunal do Júri foi comandado pela juíza Liliane Pegoraro Bilharva e resultou na condenação dos seis réus.

Na decisão, a juíza ainda negou aos acusados Jefferson, Marcelo, Eleandro e Adelson o direito de recorrerem em liberdade. Já Suesi e Wemerson, que estão foragidos, continuam com mandados de prisão em aberto.

O dia do crime

O crime ocorreu no dia 13 de outubro de 2021, na fazenda Vilhena, a 80 km da área urbana. Segundo a Polícia Civil, a família estava jantando quando a casa foi invadida pelos criminosos.

Os cinco mortos na chacina são:

  • Heladio Cândido Senn, 73 anos (dono da fazenda)
  • Sônia Biavatti, 55 anos, (esposa de Heladio)
  • Oederson Santana, 34 anos (funcionário)
  • Jhonatan Rocha Borges dos Reis, 21 anos (funcionário)
  • Amagildo Severo, de 53 anos (funcionário)

Na ocasião, Heladio, o dono da fazenda foi levado para uma sala separada, onde foi torturado e morto. A mulher dele, Sônia, e os três funcionários foram levados para a varanda da casa, colocados de joelho e executados com tiros na cabeça.


Heladio Cândido Senn e a esposa, Sônia Biavatti, foram mortos a tiros durante chacina — Foto: Arquivo pessoal

Após matarem à sangue frio as vítimas, os criminosos fugiram levando a caminhonete dos fazendeiros e outros objetos, segundo as investigações.

Na fazenda também estavam mais duas crianças, menores de 10 anos, e a esposa de um dos funcionários executados. Eles foram trancados em um dos quartos da casa durante a noite e só conseguiram sair na manhã do dia seguinte após quebrarem uma janela.

A mulher e as crianças andaram por 15 km pela zona rural até que conseguiram pedir socorro. Foram eles que chamaram a polícia.

Fonte: G1/RO