Frotas haviam sido recolhidas nesta terça-feira e só voltariam a funcionar com garantia de segurança

Os ônibus de Natal voltaram às ruas na manhã desta quarta-feira, menos de um dia depois de terem sido recolhidos, por causa da onda de ataques no Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade. Os rodoviários haviam parado de circular desde a tarde desta terça-feira, e na noite do mesmo dia, disseram que só voltariam a trabalhar caso a segurança fosse garantida. Na madrugada desta quarta-feira, a Força Nacional começou a chegar em Natal para combater os ataques.

"Os ônibus de transporte público voltaram a operar no dia de hoje (15). Veículos saíram das garagens para seguir seus itinerários. Opcionais também voltam a operar", comunicou a prefeitura. Eles saíram às ruas pouco depois das 6h e os pontos de ônibus, durante o começo da manhã, ficaram lotados. A rede estadual de ensino continua com as aulas normalmente e, nos municípios, cada um decide se continua ou não com as aulas nesta quarta-feira.

Em nota divulgada na noite desta terça-feira, o Sindicato dos Transportes Rodoviários do RN (Sintro) disse que, caso essa onda de violência permanecesse, eles não teriam como circular "no horário noturno".

“Queremos a segurança nos principais corredores da cidade, policiamento ostensivo nos principais terminais e pontos de concentração da cidade. Informamos ainda que, enquanto se mantiver esta situação, não teremos como circular no horário noturno”, diz a nota.

Até o final da tarde desta terça-feira, 20 pessoas haviam sido presas e um adolescente apreendido por conta dos ataques que aconteceram em 19 cidades do Rio Grande do Norte. Entre os presos, estão dois foragidos da Justiça recapturados e uma pessoa usando tornozeleira eletrônica portando uma arma de fogo.

Ainda de acordo com o governo do estado, também foram apreendidos:

  • cinco armas de fogo
  • um simulacro de arma de fogo
  • 18 artefatos explosivos
  • seis galões de gasolina
  • cinco motos
  • um carro
  • dinheiro
  • drogas
  • munições

Ações policiais teriam motivado ataques

De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, ações policiais ocorridas nos últimos 15 dias teriam motivado a onda de ataques.

— Ainda não temos detalhes das motivações. Mas acreditamos que esses enfrentamentos dos últimos 15 dias, em que tiveram óbitos e apreensão de grande quantidade de drogas e armas, inquietou a delinquência a querer enfrentar o sistema de segurança pública. Mas não iremos admitir.

O governo confirmou que havia um alerta para os ataques desde a segunda-feira. As ocorrências começaram na madrugada desta terça-feira. Ao todo, 19 cidades do estado registraram tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos.

Além da capital, Natal, foram alvo de ataques as cidades de Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lagoa D'anta, Lajes Pintadas, Macau, Montanhas, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul, Touros, São Miguel do Gostoso.

Além do efetivo da Força Nacional que chegou ao estado na madrugada desta quarta-feira, o ministro da Justiça Flávio Dino confirmou que outra parte da equipe chegará nesta quinta-feira, num total de 220 policiais que vão auxiliar as operações das forças estaduais. "E podemos ampliar até o quantitativo que se configurar necessário", concluiu o ministro.


Fonte: O GLOBO