Dose de reforço será liberada para crianças de 3 e 4 anos vacinadas com Coronavac, além da idade de 5 a menores de 12 anos

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho vai retomar, na próxima segunda-feira (6), a vacinação contra a covid-19 em crianças a partir de seis meses de idade a menores de 12 anos. Durante o mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai disponibilizar o imunizante em todas as unidades de saúde, das 8h às 18h. Veja aqui onde vacinar

Na zona rural e distritos a vacinação para o público infantil também será disponibilizada. Nestes locais, o calendário é elaborado de acordo com as especificidades de cada região, inclusive com mutirões nos finais de semana.

A retomada da vacinação contra a covid-19 em bebês e crianças foi possível após a chegada de novas doses em Rondônia, encaminhadas pelo Ministério da Saúde. A vacina Pfizer Baby é específica para crianças de seis meses a menores de 5 anos, e a Pfizer Pediátrica para o público de 5 a menores de 12 anos.

O ciclo vacinal da Pfizer para bebês e crianças é formado por três doses com intervalo de quatro semanas da primeira para a segunda e oito semanas entre a segunda e a terceira dose.

CORONAVAC


Crianças de 3 e 4 anos que ainda não iniciaram a vacinação poderão receber Pfizer Baby

Crianças de 3 e 4 anos que ainda não iniciaram a vacinação contra a covid-19 com Coronavac poderão receber o imunizante da Pfizer Baby. A recomendação é do Ministério da Saúde através da Nota Técnica Nº 399/2022.

Aquelas que tomaram a primeira dose da Coronavac devem buscar a segunda dose do mesmo imunizante, cujo intervalo deve ser de 28 dias. Segundo a enfermeira Marina Martellet, da Divisão de Imunização da Semusa, “o município não recebeu doses desse imunizante e em razão da baixa quantidade em estoque, a vacina está disponível em quatro unidades de saúde”.

A segunda dose da Coronavac está disponível nas unidades: USF Agenor de Carvalho (segunda-feira e quinta-feira), USF Maurício Bustani (segunda-feira e quinta-feira), USF José Adelino (terça-feira e sexta-feira), USF Castanheira (quarta-feira e sexta-feira), todas com funcionamento das 8h às 18h.

A secretária-adjunta da Semusa e médica pediatra, Marilene Penati, orienta aos pais que levem os filhos para serem vacinados. “A imunização de rotina é tão importante quanto da covid-19. As aulas serão retomadas na próxima semana e estar com a caderneta de vacina atualizada ajuda evitar que nossos filhos adoeçam”.

REFORÇO

Na última segunda-feira (30), o Ministério da Saúde expediu recomendação, através da Nota Técnica 22/2023, para aplicação da dose de reforço para o público infantil de 3 e 4 anos com esquema completo (1° e 2° dose) de Coronavac, além de crianças de 5 anos a menores de 12 anos. Em ambos imunizantes, a dose de reforço deve ser aplicada 120 dias (quatro meses) após a segunda dose.

POPULAÇÃO EM GERAL

A vacina da Pfizer está disponível para a população acima de 12 anos em todas as unidades de saúde de Porto Velho das 8h às 18h. Pessoas com idade entre 12 e 17 anos precisam receber primeira e segunda dose mais uma dose de reforço. Quem tem mais de 18 anos deve ser vacinado com primeira e segunda dose e mais duas doses de reforço.

VACINAPÚBLICOCICLO VACINAL
Pfizer Babycrianças de 6 meses a menores de 5 anos

3 doses recomendadas

2° dose: 30 dias após a 1°

3° dose: 60 dias após a 2°

Pfizer Babycrianças a partir de 5 anos a menores de 12 anos

2 doses recomendadas + Reforço

2° dose: 60 dias após a 1°

Reforço: 120 dias após a 2° dose

CoronavacDisponível apenas 2° dose para crianças de 3 e 4 anos que receberam a 1° dose

2 doses recomendadas + Reforço

28 dias entre 1° e 2° dose

Reforço: 120 dias após a 2° dose


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)