Secretaria Municipal de Saúde realizou a distribuição de preservativos aos blocos da capital

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu nesta sexta-feira (10) o ‘’Bloquinho da Prevenção: caia na folia sem abrir mão da saúde”, para destacar a importância da consciência, proteção e saúde durante o período momesco.

Francinilda Souza, coordenadora do Núcleo IST/AIDS do Município, informou que as ações de prevenção e promoção da saúde são realizadas de forma contínua pela Semusa, e serão intensificadas no período da folia, a começar pela distribuição gratuita de preservativos às equipes dirigentes de blocos carnavalescos.

Carlos de Jesus, participou do evento representando o bloco “Até Que A Noite Vire Dia”, que desfila na capital há 17 anos, e reforçou a importância dos cuidados com a saúde sexual.

“Essa ação é de interesse não só para os foliões, mas também para nós diretores, porque nós debatemos e incentivamos muito a prevenção. É preciso manter um ambiente seguro e saudável, em que a brincadeira seja consciente”.

Além dos preservativos distribuídos aos blocos, a Semusa disponibiliza, gratuitamente, camisinhas femininas e masculinas em todos os estabelecimentos da rede municipal, como unidades básicas da zona rural e urbana, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e a Maternidade Municipal Mãe Esperança.

“O núcleo de IST/AIDS atua também em parceria com o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que possui uma equipe de profissionais multidisciplinares especializados em atendimento humanizado a pacientes com HIV/Aids e hepatites virais em Porto Velho”, finalizou.

O SAE está localizado na rua Duque de Caxias, 1960, bairro São Cristóvão, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)