Educadores de Trânsito orientam motociclistas sobre condutas seguras em Porto Velho.

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia através da Diretoria Técnica de Ações de Trânsito – DTET executa, no mês de fevereiro, ações com a temática “Os amigos do (a) motociclista”, definido pela Resolução Nº 980 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, de 23 de setembro de 2022, que estabelece a mensagem, os temas e o cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro a dezembro de 2023.

O diretor da DTET Ruymar Pereira, enfatiza que a campanha faz um apelo à sociedade para que cuide dos amigos que conduzem motos, incentivando-os a executarem comportamentos seguros no trânsito.

“Aos motoqueiros, mototaxistas, motoboys, alertamos que não conduzam veículos com sono, sob efeito de substâncias entorpecentes ou distraídos. Todos os que estão próximos a um motociclista devem perceber os riscos do trânsito para quem está sobre duas rodas, obedecendo o que estabelece o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, os veículos de maior porte são responsáveis pelos de menor porte ” – explicou.

O diretor da DTET orienta que o uso de equipamentos de proteção adequados como, por exemplo, o capacete ajustado à cabeça e bem afivelado, calçado fechado, calça e jaqueta, além da viseira em boas condições de visibilidade salvam vidas, e por isso devem ser incentivados.

Operação Integrada pela Vida: Trânsito Seguro

O governador Marcos Rocha destaca a importância da “Operação Integrada pela Vida: Trânsito Seguro”, lançada nesta quarta-feira, 1 de fevereiro, em Porto Velho, com o objetivo de reduzir os índices de sinistros de trânsito , por meio de ações de fiscalização e emprego de sinalizações verticais móveis, de forma descentralizada, nos principais locais e horários de maior ocorrência destes sinistros, entre as entidades parceiras, o Detran Rondônia atua fiscalizando e sensibilizando os motoristas.

“As ações realizadas pelo Departamento de Trânsito reforçam a prevenção para trazer maior segurança no trânsito, é importante que cada cidadão respeite as leis de trânsito, fazendo isso estará preservando a vida que é o nosso bem maior”, enfatizou Marcos Rocha.

O diretor geral do Detran, Paulo Higo Ferreira, acentua que além de executar ações de fiscalização na ‘Operação Integrada pela Vida’, a Autarquia prioriza também as campanhas educativas, que focam na defesa dos comportamentos adequados à vida, e incentiva a sociedade a engajar-se junto ao Detran para sensibilização de condutores. “O amigo não deixa outro amigo voltar dirigindo embriagado, pois um amigo cuida do outro”, lembrou.

O Conselho Nacional de Trânsito estabeleceu como mensagem das campanhas e ações educativas de trânsito de 2023: “No trânsito, escolha a vida”.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia