Brasileiro concorre ao Prêmio Puskás graças a seu tento contra a Sérvia na Copa do Mundo

A Fifa anunciou na manhã desta sexta-feira os finalistas para o Prêmio Puskás, troféu que premia o jogador que marcou o gol mais bonito do ano no futebol masculino e feminino. O brasileiro Richalison está entre os candidatos, junto do francês Dimitri Payet e do polonês Marcin Oleksy.

Um total de 11 gols foram inicialmente indicados para o Prêmio Puskás. E desta lista, os três finalistas foram selecionados por torcedores que votaram no site oficial da Fifa. O vencedor será anunciado em uma cerimônia em Paris em 27 de fevereiro de 2023.

Richarlison concorre ao prêmio com o seu gol contra a Sérvia na primeira rodada da Copa do Mundo do Catar. O camisa 9 recebeu passe pelo alto de Vinícius Júnior, ajeitou seu corpo e acertou um voleio acrobático incrível.

— Foi um gol muito bonito. Fiz um assim pelo Fluminense e um parecido pelo Everton. Hoje, tive a possibilidade de virar o voleio e acho que foi um dos gols mais bonitos da minha carreira por ser na Copa, em um jogo que estava difícil para nós — declarou Richarlison em entrevista coletiva pós jogo.

O meio-campista Dimitri Payet, do Olympique de Marselha, está a final devido a seu gol contra o PAOK nas quartas de final da Conference League. O jogador amputado, Marcin Oleksy, é o outro finalista, que concorre por conta de seu tento no Campeonato Polonês de Amputados, na partida entre Warta Poznan e Stal Rzeszow.

Ontem, Pep Guardiola, do Manchester City, Carlo Ancelotti, do Real Madrid, e Lionel Scaloni, da seleção argentina, foram anunciados como os finalistas para o prêmio de melhor treinador do mundo. No futebol feminino, a técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, concorre com a holandesa Sarina Wiegman, da seleção inglesa, e a francesa Sonia Bompastor, do Lyon.

Na última quinta-feira, a entidade também divulgou os goleiros que concorrem ao prêmio de melhor da posição no masculino e no feminino. Entre os homens, Courtois, Martínez e Bono são os finalistas e pelo lado feminino, Ann-Katrin Berger, Mary Earps e Christiane Endler disputam.


Fonte: O GLOBO