Classe informou que mobilização total seguirá até a publicação de uma MP que disciplina as fontes de financiamento

Porto Velho, RO - O Sinderon (Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia) informou que a categoria aderiu à paralisação nacional pelo Piso Salarial da Enfermagem, na manhã desta terça-feira (14). Além disso, o Coren-RO (Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia) também aderiu ao movimento.

Desde o início da manhã desta terça-feira, os profissionais foram em frente ao prédio do CPA (Centro Político-Administrativo do Estado de Rondônia) em Porto Velho (RO). Conforme os enfermeiros, a mobilização é nacional e de pressão para que a lei do piso salarial da enfermagem seja aplicada e as fontes de financiamento consideradas na engenharia da distribuição dos recursos.

O Fórum Nacional da Enfermagem, entidade que integra o Grupo de Trabalho estabelecido pelo Ministério da Saúde, elaborou uma proposta de Medida Provisória (MP), que permite o pagamento imediato do piso.

A medida é o último passo para suspender a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), que bloqueou o pagamento imediato. A partir do momento em que a liminar for suspensa, o piso terá de ser pago.

O Sinderon e Coren-RO informaram haver a expectativa de publicação da MP que disciplina as fontes de financiamento em março. Mas até que a MP seja publicada os profissionais farão mobilização total.


Enfermeiros de Rondônia aderem à paralisação nacional pelo Piso Salarial da Enfermagem

Fonte: Portal SGC