Ambulâncias estarão em pontos estratégicos para que os atendimentos ocorram com maior agilidade

Porto Velho, RO - Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão preparadas para atuar durante todo o período de carnaval em Porto Velho. Conforme o diretor da unidade, Raymisson Correia, um plano de contingência foi elaborado de forma bem criteriosa para que as ambulâncias cheguem ao local das ocorrências o mais rápido possível.

“Se houver desfile de blocos carnavalescos na zona Sul, teremos uma ambulância do Samu de prontidão na Upa Sul para os atendimentos, caso seja necessário, com o menor tempo resposta. Se for na região central, uma ambulância ficará em alerta na Policlínica Ana Adelaide, e assim sucessivamente”, explicou Raymisson Correia.

Além disso, o Samu firmou parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. Desta forma, qualquer chamada nos telefones 193 e 190 solicitando ambulância para o atendimento de alguma ocorrência envolvendo pessoas feridas, o Samu será acionado imediatamente, tanto pela PM, quanto pelos Bombeiros. Além do telefone 192, que é o canal de chamada do Samu, as pessoas também poderão solicitar o atendimento às vítimas pelo 193 e 190 durante o período carnavalesco.

APARATO

Raymisson Correia também informou que o Samu vai operar com sete ambulâncias básicas, incluindo a que atende na unidade de Jaci-Paraná, uma ambulância de suporte avançado e mais três reservas que ficarão na base da unidade em Porto Velho para qualquer eventualidade.

Na capital, cada ambulância básica terá o condutor do veículo e um técnico em enfermagem para prestar os atendimentos. Em Jaci-Paraná será o condutor e um enfermeiro. A ambulância de suporte avançado contará com um enfermeiro e um médico, além do condutor para socorrer as vítimas. “Teremos de cinco a seis equipes por dia”, afirmou o diretor do Samu.


Além do 192, do Samu, também é possível solicitar atendimento pelo 193 e 190

Apesar de toda estrutura montada pelo Samu, Raymisson Correia pede que os foliões tomem alguns cuidados, como beber bastante água para se manter bem hidratado e evitar insolação, por exemplo, além dos cuidados com a segurança em todos os sentidos.

Outro ponto importante, conforme Raymisson Correa, é que as equipes do Samu também estão prontas para atender o público em geral, ou seja, não só os foliões. Em caso de urgência ou emergência, os munícipes podem acionar a equipe de socorro pelo número 192.

DICAS AOS FOLIÕES

Se a folia for durante o dia, é necessário que adultos, jovens e crianças usem o protetor solar;
Não usar drogas, evitar brigas, não aceitar bebidas ou alimentos desconhecidos e ficar sempre atento ao seu copo;
Utilizar preservativo em todas as relações sexuais;
Portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, entre outras, não podem interromper a medicação;
Beber bastante água, usar roupas que possibilitem a transpiração do corpo e ingerir alimentação leve antes de sair para o carnaval

QUANDO CHAMAR O SAMU

Em caso de problemas cardio-respiratórios; intoxicação exógena ou envenenamento; queimaduras graves; casos de maus tratos; em trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; em tentativas de suicídio; casos de crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; quando houver acidentes (traumas) com vítimas; em casos de afogamentos; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; suspeita de infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral) com alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e comissura labial, que são os sintomas mais comuns; nos casos de agressões por arma branca (faca) ou arma de fogo; em casos de soterramentos ou desabamentos; crises convulsivas; transferência inter-hospitalar de doentes graves, além de outras situações consideradas de urgência ou emergência, que apresente risco de morte, sofrimento intenso ou sequelas.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)