Local foi fechado para reforma dias antes do início da pandemia da covid-19

Porto Velho, RO - O Baile de Carnaval da Terceira Idade, que será realizado no dia 17 de fevereiro, também marca a reabertura e o retorno dos atendimentos no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na av. Amazonas, bairro Tiradentes, região Leste de Porto Velho.

O espaço foi fechado para reforma um pouco antes da pandemia da covid-19 e passou dois anos e meio sem oferecer os serviços no local, por causa do coronavírus. Mariana Cartaxo, diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), disse que o tradicional baile, que já acontecia bem antes da pandemia, será realizado das 9h às 15h.

Nesse período haverá almoço para os idosos, concurso de fantasia, além de várias gincanas e outras atividades recreativas, tanto para quem está cadastrado ou não.

REFORMA


Objetivo é que até o final do semestre, todas as atividades estejam funcionando

A gerente do CCI, Cleia Botelho, informou que o local foi fechado inicialmente para reforma na cobertura da quadra esportiva e a construção de uma nova cozinha. No ano passado, foram retomadas as atividades internas, apenas com os serviços administrativos.

Com relação aos idosos, apenas o grupo de carimbó e os integrantes do coral retornaram de forma gradativa, fazendo apenas apresentações externas, já que o CCI ainda não estava em condições de recebê-los por conta das obras.

“Estamos concluindo por esses dias a reforma dos banheiros, que era o mais urgente, e pequenos reparos na área da piscina. Nossa pretensão é que, logo após o baile de carnaval, a gente retorne por completo com as atividades, atendendo na área de lazer, saúde, hidroginástica, natação, serviços que a gente já oferecia antes”, comentou a gerente.

O objetivo é que até o final do primeiro semestre, todas as atividades estejam funcionando por completo, com os serviços que eram ofertados anteriormente.

SERVIÇOS

O CCI está vinculado ao Departamento de Proteção Básica da Semasf. A unidade fornece o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, conforme orientação do governo federal. As atividades são destinadas a idosos oriundos de famílias em vulnerabilidade social.

Durante a pandemia, como não podiam estar juntos, os idosos recebiam atenção nos lares, com todos os cuidados necessários. “Nossa missão principal depois do baile é retornar logo com a hidroginástica e natação, atividades que eles mais cobram, além da academia de ginástica”, explicou Mariana Cartaxo, diretora do Departamento de Proteção Básica da Semasf.

A ideia é ampliar o alcance dos serviços, cujo cronograma de atividades é cuidadosamente planejado. Mariana também afirma que a equipe está à disposição para receber sugestões da comunidade sobre a prestação de serviços em prol da terceira idade no CCI.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)