Protetora de animais conta que começou a resgatar felinos após a morte do primeiro gato, o Mimi

Porto Velho, RO -
A protetora de animais, Rízia Tavares, cuida de mais de 130 gatos em casa em Porto Velho (RO). Os animais começaram a habitar a casa após Rízia após ela adotar um gato e ele morrer, desde então a casa vive cheia de felinos.


"Eu tinha uma padaria, e lá eu tinha o mimi [gato], eu fechei a padaria e trouxe o gato. Falei para o meu marido que não deixaria o gato lá, e ele concordou. Mas nessa época eu não sabia cuidar de gato. O mimi andava por todo canto.

Mimi se envolveu em uma briga com outros gatos no telhado, ficou doente, a gente o levou no veterinário e não teve jeito e ele morreu. O meu filho caçula, na época tinha 6 anos, chorava por causa do gato, queria o Mimi, queria o Mimi, aí eu consegui outro gato igual ao Mimi", relembra Rízia Tavares.

Após o segundo gato, a protetora de animais resgatou outro gato, que estava abandonado em uma faculdade, e então ela passou a resgatar animais abandonados. Na casa vivem gatos pretos, brancos, amarelos, marrons e até malhados. Os animais são um mais lindo que o outro. Além disso, cada um com temperamento diferente, do mais carinhoso ao bravo.



Ao todo, há 138 gatos que moram com ela, o espaço é um pouco limitado, porém, cheio de amor e carinho. Ainda assim, o amor pelos gatos abalou o casamento, como ela relembra.

"Rapaz, foi briga. A minha mãe mora na casa da frente e até hoje se eu chegar com um gato ela diz: ‘mais um gato, pelo amor de Deus, tá louca?'. Meu marido e eu brigamos, a gente quase se separou por causa dos gatos. Ele dizia que eu dava mais atenção para os gatos que para ele, ciúmes. Aí eu falei: ‘tu se vê aí com os gatos, porque não vou deixar os gatos por causa de ti, por causa de ninguém', agora ele traz gato para casa", disse.

Atualmente Rízia Tavares não está trabalhando devido a problemas de saúde, e depende de doações para manter os animais. Rízia Tavares precisa de doações para continuar mantendo e cuidando dos animais.

As doações podem ser feitas por meio de PIX, a chave é o número de telefone: (69) 99395-4063.

Fonte: Portal SGC