Pela qualidade dos elencos e desenvoltura dos times em campo, os clubes tem protagonizado um dos encontros mais nobres do futebol brasileiro dos últimos anos

Pela qualidade dos elencos e desenvoltura dos times em campo, Flamengo e Palmeiras têm protagonizado um dos confrontos mais nobres do futebol brasileiro dos últimos anos. Neste sábado, os clubes vão se enfrentar novamente na decisão da Supercopa do Brasil, às 16h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Os números dos encontros desde 2021 mostram que o rubro-negro tem levado a melhor nos jogos, mas os dois estão empatados em finais, com uma para cada. Foram sete jogos, em que os clubes pela Libertadores, Campeonato Brasileiro e até em uma final da própria Supercopa.

Em 2021, o Flamengo levou a melhor em quase todos os encontros, foram cinco jogos e o clube carioca ganhou quatro, sendo um a final da Supercopa do Brasil - após o empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, o rubro-negro carioca venceu nos pênaltis batendo o Palmeiras por 6 a 5 e levou o título para o Rio.

A única partida que o paulista venceu no ano acabou sendo a mais importante da temporada: a Libertadores. Naquele emblemático jogo em Montevidéu, no Uruguai, Deyverson fez um gol na prorrogação, após uma falha individual de Andreas Pereira, e deu o título para o Verdão, terminando tudo em 2 a 1.

Nas outras duas em 2022, válidas pelo Campeonato Brasileiro, os dois clubes empataram em 1 a 1 e 0 a 0. O jogo deste sábado vai desempatar o histórico recente de encontro em finais. O vencedor ficará na frente em números de títulos conquistados desde 2021 e iniciará a temporada de 2023 "com o pé direito".

Supercopa do Brasil 2023

A Supercopa do Brasil foi criada em 2019 com o objetivo de marcar de forma simbólica a abertura da temporada do futebol brasileiro. A competição é disputada pelos campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

O Flamengo é o único clube que jogou todas as edições da Supercopa. Na primeira, ganhou do Athletico-PR; na segunda, derrotou o Palmeiras e, na última, foi vencido pelo Atlético-MG.

Neste ano, com a premiação mais alta da história do torneio, o vencedor vai levar R$ 10 milhões para casa e o vice ficará com R$ 5 milhões. Os valores somam mais que o dobro de 2022, ano em que o Atlético Mineiro foi o campeão.


Fonte: O GLOBO